terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aproveitar tudo está na moda!

Pois é, dia desses ganhei uma revista da minha mãe com receitas de bolos feitas com cascas de frutas. Eu particularmente acho importante aproveitar ao máximo aquilo que compramos, há muitas vantagens nesse tipo de atitude, tais como: fazer mais comida com aquilo que temos, gastar menos dinheiro para preparar uma refeição (importantíssimo, comida está cada dia mais cara e temos que rebolar prá fazer o dinheiro e a comida renderem), acréscimo de macro e micro nutrientes importantes na nossa alimentação, diminuição da quantidade de lixo produzida em nossa casa. O brasileiro, em geral, não costuma usar partes não convencionais dos alimentos para preparar suas refeição, não sei se é por desconhecimento, preconceito ou falta de hábito mesmo, mas sempre que vou à feira vejo tanto desperdício de coisas que podiam ser utilizadas para alimentação. Eu sou adepta de, por exemplo, levar cenoura e beterraba com suas respectivas folhas e aproveitá-las. E no momento ando procurando receitas novas para uma velha conhecida: a casca de banana. O governo agora mudou as regras de venda da dita cuja, para padronizar todo mundo vende agora por peso (antes podíamos comprar na feira por dúzia, saia mais barato duas vezes, pois o preço da dúzia na feira era mais barato que o quilo no mercado e quando levamos por peso pagamos pela casca e pelo pedúnculo que sustenta as frutas no cacho). Enfim, já que não temos mais a opção e é mais correto usar o alimento todo, lá vou eu colocar a criatividade à prova.
Mas essa conversa de hoje é pra falar na verdade de uma folha que nunca havia feito nada com ela: folhas de  rabanete. Rabanete, aliás, que consumo pouco em casa. Então nunca me preocupei, mesmo porque quando compramos na feira ou no mercado, muitas vezes já vem sem as folhas. Porém, naquela minha passadinha na hortinha aqui perto de casa achei um maço de rebanetes enorme, com as folhas viçosas, o qual era o único na banca e eu, rapidamente tratei de comprá-lo. Aí a dúvida: o que fazer com as folha, não sabia nem o gosto que elas tinham. E qual não foi minha surpresa quando experimentei e percebi que lembrava rúcula. Depois de muito pensar e procurar receitas, resolvi tranformar o maço de folha em torta, versão de uma que coloquei aqui há pouco tempo. A receita tem algumas variações e fiquei contente com o resultado, a torta ficou bem gostosa e a consciência ficou limpinha e o cesto de lixo também. 
Abaixo, a receitinha modificada:


Torta de folhas de rabanete



Ingredientes:

(massa)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de margarina sem sal
1 colher (chá) de sal de ervas (ou 1/2 colher  (chá) de sal)
1/2 colher  (sopa) de açúcar
(recheio)
1 colher (sopa) de óleo
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 maço de folhas de rabanete picadas grosseiramente
Sal a gosto
(creme branco)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
Sal e noz-moscada à gosto
 (cobertura)
50 g de parmesão ralado
100 ml de creme de leite fresco
2 ovos
1/2 xícara (chá) de maionese (usei esta) 
Parmesão ralado para polvilhar.
Preparo: (massa) - Pré-aqueça o forno em temperatura 180º C. Misture os ingredientes delicadamente com a ponta dos dedos, até obter uma massa maleável, que solte das mãos. Forre uma forma média desmontável de 25 cm de diâmetro, fure a massa com garfo e leve para assar por cerca de 25 minutos (até que fique levemente dourada, porque ela volta ao forno, não pode dourar muito). Reserve.
(recheio) - Refogue a cebola, junte o alho e depois as folhas. Deixe murchar, tempere com sal reserve.
(creme branco) -doure a farinha na manteiga, junte o leite e deixe engrossar. Acrescente o requeijão, tempere com sal e noz-moscada e misture as folhas refogadas.
(cobertura) - Misture todos os ingredientes e utilize.
(montagem) - Coloque sobre a massa assada o creme branco previamente misturado com a verdura, cubra com a cobertura e polvilhe parmesão ralado. Leve novamente ao forno médio (180ºC) por mais 30 minutos ou até que a cobertura esteja dourada.




3 comentários:

Gina disse...

Letícia, não como rabanete, acho ardido. Mas se comesse e viesse com folhas viçosa, também teria pena de jogar fora. Você fez bem em aproveitar.
Tenho uma receita muito boa de bolo com casca de banana. Se quiser, é só falar.
Bjs.

Letícia disse...

Oi Gina, quero sim a sua receita. Já testei algumas, mas ainda não ficou com uma consistência legal. Quanto ao rabanete, compro pouco por isso, aqui em casa quem come mais sou eu, mas o marido está ficando adepto também. E o que comprei estava com sabor suave, era bem novinho, pequeno.
Bjo

ameixa seca disse...

Super original :) Nada se perde, né?

Related Posts with Thumbnails