terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nem só de modernidades vive uma cozinha...

Comecei a organizar os armários de cozinha essa semana (ainda não acabei, por que fui inventar isso!!!), colocando coisas em uso, tirando outras, aquelas limpezas que fazemos no fim do ano.... sei lá se todo mundo faz isso, mas em casa era regra, mês de dezembro era a época de limpeza pro Natal. A minha avó fazia e botava a gente prá fazer uma super limpeza em casa, daquelas de mexer em guarda-roupa (inclusive arrastar o dito cujo prá limpar atrás), limpar paredes, nossa era um caos. E passávamos o mês limpando a casa, que trabalheira! Aí chegava o Natal e sujavam tudo em 2 dias. É o tipo de coisa que não dá prá entender mas, enfim, era tradição. Eu acabei herdando contra vontade esse raio dessa mania e faço a mesma coisa em casa, acho que acaba se relacionando com um desejo de renovação, de mudanças para o novo ano. O fato é: como guardamos coisas ao longo da vida... tantos papéis, cacarecos, é muita coisa. Vi uma vez uma pesquisa que dizia que cada pessoa possui, em média, 4000 objetos. Eu acho que só na cozinha tenho o dobro. Mas a boa surpresa da limpeza foi o reencontro com os antigos objetos de cozinha que acabaram vindo aqui para casa que eram da minha avó. Cada um deles me traz tantas lembranças....alguns ainda estão em uso, como o fatiador manual, faço muitas batatas chips até hoje com ele, imagina se fico usando processador para isso. Apesar de que este cortador causa aflição no meu marido. Cada vez que ele me vê pegando o dito cujo ele sai de perto e diz: "não quero nem olhar....", de medo que eu fatie meus dedos junto com as batatas. Mal sabe ele que tenho experiência com esse negócio, uso há anos, desde pequena....

Olha ele aí.... tão velhinho e tão bom...

Tem também o batedor de claras, esse eu não uso mais, mas me lembro de ter batido muita clara em neve com ele e de ter visto muita clara sair dele para os bolos deliciosos que minha avó fazia. Tinha uma cobertura que ela fazia e que a clara tinha que ficar muito firme, então dá-lhe batedor....

Este é o batedor, tá bem acabadinho....

E outra coisa que não uso, mas que está sempre comigo, é a carretilha para fazer pastel. Essa era muito utilizada, a minha vó sempre fazia pastel de massa caseira aberta no rolo para o Natal e Ano Novo, como eram bons! Ela passava a manhã de domingo fazendo pastel e nós roubando massa, recheio e o próprio fritinho na hora. Dona Rita ficava doida. E o restinho da massa que não dava mais para fazer pastéis ela cortava em vários pedacinhos, com a carretilha que também era usada para cortar os pastéis em formato de meia lua, e fritava os pedacinho, para ir comendo como aperitivo. Delícia.


Carretilha para pastel

Este foi o último objeto que encontrei, a colher de pau, hoje com má fama na cozinha por acumular bactérias e fungos, mas é uma lembrança que acho que seja muito presente para muitas pessoas. Quem nunca via a avó ou a mãe usando uma dessas? A minha avó tinha três, eu fiquei com esta pequenina, que ela usava para fazer cremes em pouca quantidade. A de bolo era grande, nem sei com quem ficou.


A pequena colher de pau

Depois desse reencontro, decidi dar um lugar de destaque para os meus "equipamentos" de cozinha, vou emoldurá-los e deixar na cozinha, como uma lembrança sempre presente da minha infância e dos anos bons que vivi. Esses objetos me trazem muitas recordações, cada um deles tem muita história prá contar e merecem ficar em lugar melhor que no fundo de uma gaveta.


9 comentários:

Neyma disse...

Leticia querida,
Viajei no tempo agora com estes cacarecos. Fui para a cozinha de minha mãe e avó, tambem ja usei muito todos eles, novidades da epoca que foram muito uteis e funcionavam muito bem. Acho que joguei fora os meus, com tantas mudanças que ja fiz. De todos que mostrou eu gostava muito do cortador de batatas, mas ja usei todos eles.
Adorei seus cacarecos!!
Beijinhos

Eli disse...

Eu também comecei ontem fazer uma faxina nos armarios da minha cozinha.

Posso dizer que também voltei no tempo. :)

www.saboresdalica.blogspot.com

Mari disse...

Lê, sabe que adoro esses "cacarecos"?? rsrsrs... minha mae me deu algumas coisas dela de presente quando me separei do pai da Isa, e eu guardo até hoje!! A colher de pau, eu uso mto!! A-do-ro!!
Bjãooo

Unknown disse...

Amiga isso tudo é muito util hehehe
Olha aqui eu faço com roupa e papel...
Pq tem mta coisa que não posso jogar fora kkk
Bjs

Letícia disse...

Neyma, isso é que é capsula do tempo, né? Tem um monte de outras coisas espalhadas pela família, isso é história viva! Nesta época de Natal dá um misto de felicidade, por lembrar de tantos momentos e de tristeza, pois muitas pessoas já não estão mais por aqui. Mas é sempre bom recordar.

Lica, só te desejo boa sorte, essas limpezas de fim de ano começam mas parecem que nunca vão terminar, hahaha. Voltamos mesmo no tempo, né?

Mari, esta colher de pau está em desuso, comprei uma outra para usar, mas também já tá pedindo para ser trocada.

Nana, sei de suas dificuldades...não é fácil manter o tal dos 5 S's, mas um dia a gente consegue, ou não, hahaha
Ás vezes perdemos muito tempo com as tais limpezas...seria melhor fazer algo mais útil, mas infelizmente é um mal necessário.

Bjos, queridas.

Unknown disse...

Letícia, querida, todas essas coisinhas aí lembram minha infância. Bati muito ovo bara bolo com esse batedor de ovos, a colher de pau eu não uso porque acho anti higiênica, mas quando não tinha as de silicone era as de pau mesmo.


Bjus.

Letícia disse...

Ana, eu tenho muitas recordações também....bati muita clara, cortei massa de pastel, ainda bem, foi aí que comecei a me interessar por cozinha.
Bjos

Téia disse...

Le, eu também tenho umas relíquias maravilhosas, que não abro mão, mas adoro novidades também, a mão até coça, se pudesse tinha tudo que uma casa precisa e que não precisa. Adorei te conhecer melhor e as histórias da sua família. Bj grande lindona.

Letícia disse...

Téia, também adoro novidades...são tantas coisas diferentes, ai que nervosos, não dá pra ter tudo... agradeço a visita e te espero mais vezes. Bjos.

Related Posts with Thumbnails