segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Terrina de Blueberry e vinho.



Esta sobremesa originalmente foi feita com um vinho específico, o Botrytis Semillon australiano. Segundo minhas pesquisas, este vinho é produzido com uvas do tipo semillon, as quais são contaminadas intencionalmente com um certo tipo de fungo chamado Botrytis cinérea, que é responsável por uma condição onde a uva contaminada fica mais doce pelo esgotamento da água por este fungo em cada bago. O fungo necessita de umidade para se desenvolver, mas ao mesmo tempo excesso de água faz com que a podridão nobre (em francês conhecida como la pourriture noble) se transforme em podridão cinza, o que pode inviabilizar o uso das uvas e destruir todo o vinhedo.
Este vinho se presta a acompanhar sobremesas e ser utilizado como aperitvo.
Eu fui modesta e utilizei um vinho produzido com uvas savignon blanc meio-doce para esta sobremesa. O sabor provavelmente é diferente, mas ficou tão bonita quanto a original. Só achei que não ficou tão boa porque a blueberry que comprei não estava com o melhor dos sabores, apesar que esta foi a primeira vez que experimentei blueberry, ainda não tenho parâmetros prá julgar se estava boa ou não, achei que ficou meio estranho, sem graça. Quem sabe se trocar a fruta por morangos ou damascos secos ou ainda se comer mais blue para descobrir se gosto dela ou não, né?

Terrina de Blueberry e Vinho
(Curtis Stone - com alterações)

Ingredientes:
200g de blueberries (mirtilos)
1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor
500 ml de vinho branco doce ou demi-sec (utilizei um savignon blanc demi-sec)
Açúcar cristal para polvilhar
Chantilly (opcional)

Preparo: Aquecer o vinho até levantar fervura. Enquanto isso hidrate e dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Untar uma forma para bolo inglês pequebna com óleo e colocar os mirtilos higienizados dento dela. Acrescente a gelatina ao vinho, misture e despeje sobre os mirtilos. Leve à geladeira de um dia para o outro. Para desenformar, passe delicadamente uma faca en volta da gelatina. Umedeça um pano de prato em águá quente e coloque em volta da forma por alguns segundos. Vire sobre um prato de servir. Guarnecer com creme chantilly e polvilhar açúcar cristal por cima da gelatina.


http://basilico.uol.com.br/beber/beber_vi_uv.shtml#semillon
http://pt.wikipedia.org/wiki/Podrid%C3%A3o_nobre

3 comentários:

Cris disse...

Oi Leticia! Gostei da sua variação com vinho e blueberries! Os blueberries nacionais não tem lá um sabor muito bom... ele é gostoso fresquinho, mas aqui ainda não achei, só congelados... Bjs!

Téia disse...

Lê, muito chique e fina esta sobremesa, olha, acho que vou tentar. Bj grand.

Letícia disse...

Cris, acho que se fizer com morangos fica mais legal.

Téia, é chique, mas acho que as blue que comprei, sei lá, como disse acho que morangos ficariam melhor...

Bjos

Related Posts with Thumbnails