segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A torta de sexta

Essa torta ficou tão boa e é bem diferente. Parece uma quiche, mas não sei se ela se encaixa nessa categoria, pois utilizei maionese (que a princípio é feita com ovos, ingrediente da quiche), mas eu usei aquela de leite e apenas um ovo, porém se eu chamar esta torta de quiche algum purista culinário pode querer me matar, então é torta mesmo. 
Sempre tive um certo preconceito em esquentar maionese, mas ultimamente estou testando receitas com maionese e botando calor na dita cuja e está dando certo. Esta foi uma delas, me inspirei num livrinho que ganhei da minha mãe, com receitas que levam uma certa marca de maionese, vi a torta (que no livro chama quiche) e me pareceu muito boa. Mas como sempre, já sabem, mudei a receita. Quem sabe eu não faço a original um dia, hehe.

Torta de Carne e Rúcula.

Ingredientes:
(massa)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de margarina sem sal
1 colher (chá) de sal de ervas (ou 1/2 colher  (chá) de sal)
1/2 colher  (sopa) de açúcar
(recheio)
1 colher (sopa) de óleo 
300 g de carne moída
1/2 cebola picada
1 dente de alho
6 azeitonas picadas
1/4 de pimentão verde picado
1/2 maço de rúcula picada grosseiramente
Temperos à gosto (sal, pimenta, shoyu, canela em pó, salsa e orégano)
 (cobertura)
50 g de parmesão ralado
100 ml de creme de leite uht
1 ovo
1/2 xícara (chá) de maionese (usei esta) 

Preparo: (massa) - Pré-aqueça o forno em temperatura 180º C. Misture os ingredientes delicadamente com a ponta dos dedos, até obter uma massa maleável, que solte das mãos. Forre uma forma média desmontável de 25 cm de diâmetro, fure a massa com garfo e leve para assar por cerca de 25 minutos (até que fique levemente dourada, poque ela volta ao forno, não pode dourar muito). Reserve.
(recheio) - refogue a carne no óleo, tempere com cebola, alho e pimentão e deixe no fogo até que estes temperos cozinhem. Junte os outros temperos e no final as azeitonas e a rúcula. Refogue mais um pouco até a verdura murchar. Deixe esfriar.
(cobertura) - Mistures todos os ingredientes e utilize.
(montagem) - Coloque sobre a massa assada o refogado de carne e a cobertura previamente misturada. Leve novamente ao forno médio (180ºC) por mais 30 minutos ou até que a cobertura esteja dourada.

7 comentários:

Vivian disse...

essa torta ficou linda, e parece mesmo uma quiche. Vou fazer aqui em casa e depois te falo como ficou.

Bjks

Iliane disse...

ficou linda sua torta quiche!!!amei a receita..bjus

sonia disse...

Que maravilha. o aspecto e os ingredientes que leva é de louvar!!! Delícia mesmo!!! Adoro fazer tartes salgadas!! Beijinhos

ameixa seca disse...

Com maionese nunca fiz nada mas ficou com um belo aspecto :)

Letícia disse...

Meninas, agradeço os elogios, bjos.

Paula Pacheco disse...

Claudinha, amei os ingredientes, maravilha combinação, imagino o sabor de tudo isso, assim vc me matasó de ver a foto desta torta hummmmm!!!
bjs
Paula

Letícia disse...

Paula, obrigada!
Bjo

Related Posts with Thumbnails