sábado, 1 de novembro de 2008

A falta d'água e o bolo de aniversário.


No último dia 28 foi aniversário do maridinho e não podia deixar passar em branco. Dizem que depois dos trinta não se faz mais comemoração, mas eu não ligo para isso. Minha avó fez bolos para os filhos e netos a vida toda e por que não fazer? É sempre um momento feliz comemorar mais um ano de vida, por mais que isso traga anos a mais, mas a experiência que se ganha acaba compensando o aumento de idade.
E qual não foi minha surpresa quando decidi fazer o bolo e vi que não tinha água em casa. A minha vontade de fazer bolo se foi e uma súbita raiva tomou conta de mim. Tanto dia prá faltar água e tinha que ser neste dia? O pior, a torneira da cozinha só tem água da rua, não tem ligação com a caixa, então estava sem água mesmo. Liguei prá Sabesp tentando saber quando a água iria voltar e eles não sabiam informar, afinal nem sabiam que estava faltando água na minha região. Isso não é incrível?
Pois bem, fiquei o dia todo angustiada, não acreditei que a data iria passar sem um bolinho. Eu já tinha me preparado prá fazer um mega bolo, recheado, coberto, com tudo que tinha direito. Inconformada, olhei para a Helô e disse: "vou fazer um bolo, pronto". Ela me olhou com aquela cara tipo, tá, mas como? Eu sei que escolhi uma receita simples, sem muita frescura, bolo de chocolate. É o que ele gosta, aproveitei a batedeira e mãos à obra. Bati o bolo, coloquei no forno, fiz a cobertura, tudo sem água e sabe lá como, o que eu sei é que saiu e bom. Depois que o bolo estava pronto, a louça na pia, a água volta, só prá me deixar bem irritada. Parece pegadinha ou algo tipo, se vira nos trinta, vamos ver se você consegue. Mas no final deu tudo certo e o marido teve o bolinho dele. Com muitos elogios. Felicidades, amor!!!!!

Bolo de Chocolate
(receita da coleção Dona Benta - Livro 5)

Ingredientes:
(massa)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate me pó peneirado com a farinha (eu usei Cacau)
2/3 de xícara (chá) de margarina (usei 1/2 xícara de manteiga)
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
11/4 de xícara (chá) de açúcar
3 gemas
3 claras em neve
1 xícara (chá) de leite
(cobertura)
100g de creme de leite
100g de chocolate meio amargo picado

Preparo: (massa) - Bata bem as gemas com o açúcar e a manteiga. Acrescente aos poucos a mistura de farinha e chocolate alternada com o leite e por fim, o fermento. Desligue a batedeira e coloque as claras em neve delicadamente. Despeja a massa em forma de furo central (25 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e eleve ao forno quente pré-aquecido. Após 12 a 15 minutos, quando o bolo tiver crescido, diminua a temperatura para 180º C e deixe assar por mais 15 a 20 minutos (faça o teste do palito).
(cobertura) - Derreta o chocolate junto com o creme de leite em banho-maria e cubra o bolo frio.

Aproveitando, coloco aqui um presentinho da Lú, do Rosmarino e Prezzemolo, minha parceira no Ragazze.
A brincadeira consiste em postar3 livros que eu gosto/gostava e convidar mais 5 pessoas para participar da brincadeira. Esta brincadeira é em comemoração ao dia do livro. Data importante instituída no dia 29/10, deve ser lembrada diariamente. Afinal, segundo palavras de um dos mais famosos e importantes escritores brasileiros, Monteiro Lobato: "
Um país se faz com homens e livros". Incentive a leitura sempre que puder.


Meus livros escolhidos entre tantos são esses:

O Nome da Rosa

O Mundo de Sofia

Olhinhos de Gato
Deixo aqui para todos aqueles que me visitam, repassem e incentivem a leitura. Livros são tesouros.

5 comentários:

Mari disse...

Lê lindona, essas coisas dão raiva mesmo... aff!! Acho que não existe nenhuma de nós q nao tenha passado por uma situação dessas, mas ainda bem q pra ti deu tudo certo e o bolo ficou delicioso e lindo (como a foto mostra)!! Ahhh e temos que combinar um momento cozinha lá em casa mesmo hein!!! Leva o maridão e a filhota.. os maridos ficam trocando figurinha, as filhas brincando, e nós no lerê-lerê.. kkk
Bjão minha querida!!!

Luciana B. disse...

Legal, Lê, amei seus livros! :)
Não li Olhinhos de Gato, vou por na minha lista.
Um beijo

ameixa seca disse...

Falta de água em casa é horrível!!! Mas o bolo ficou lindooo :)
Eu também vou postar os meus livros amanhã!!!

Letícia disse...

Mari, vamos marcar sim, sem dúvida.

Lu, olhinhos de gato é um livro que li quando era adolescente, tinha uns 13 anos, faz tempo... mas é um livro que conta um pouco da história da Cecília Meireles, com a ótica de criança, é lindo.

Ameixa, estou curiosa para ver os seus livros...

Bjos.

Eli disse...

Concordo contigo, tem que comerar todos os anos!

www.saboresdalica.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails