quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Torta de falsa carne moída

Hoje eu e Nana estávamos conversando sobre a ligeira falta de dinheiro que nos assola e como fazer para diminuir custos na cozinha. A carne anda com preços pela hora da morte, precisamos de alternativas viáveis e nutritivas para trocar a carne de todo dia. Mesmo porque não sou tão fã de carne assim, vivo bem sem ela, o problema são os outros carnívoros que moram por aqui. Foi aí que lembrei do saquinho de PTS (Proteína Texturizada de Soja) que eu tinha em casa, até falei prá Nana que iria fazer uma torta de carne moída falsa. E não é que ficou legal. Boa até prá vegetarianos, dá prá  fazer trocas como por exemplo o leite que vai na massa por extrato de soja, mas eu não fui tão longe, fiquei no leite mesmo.
Segue a receita:


Torta de Carne Moída Falsa

Ingredientes:
(massa)
3 ovos
11/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de arrozina (farinha de arroz com amido de milho)
100 ml de óleo
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fremento em pó
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Óleo par untar a forma e farinha para enfarinhar
(recheio)
1 xícara (chá) de PTS deixada de molho por 15 minutos em 11/2 xícara chá água fervente e espremida
1 tomate picado
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de óleo
1 cubo de caldo de carne (opcional)
1 colher (chá) de curry
1 colher (café) de garam marsala
Sal à gosto (usei sal de ervas)
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de mostarda
Molho de pimenta à gosto
1/4 de xícara (chá) de água
1/2 lata de ervilha
1/2 lata de milho verde
Queijo parmesão ralado à gosto para polvilhar a torta depois de montada.

Preparo: (massa) - Bata todos os ingredientes no liquidificador. Reserve
(recheio) - Coloque o óleo em uma panela e coloque a cebola para refogar até ficar transparente. Junte o alho, refogue um pouco mais, junte o tomate e refogue mais uns minutos. Acrescente a água, o pts, o caldo de carne e tempere. Refogue até a água secar (ainda fica meio úmido o recheio, o pts absorve água). Não deve haver água sobrando no recheio (aparente). Ao final, junte o milho e a ervilha e desligue o fogo. Espere esfriar e empregue.
(montagem) - Coloque 2/3 da massa na forma untada e polvilhada, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Polvilhe com o parmesão. Leve ao 180º C pré-aquecido até dourar.

11 comentários:

Unknown disse...

Tenho certeza que não ficou devendo nadinha a carne moída. Com tantos temperos gostosos, deve ter ficado um espetáculo de tão bom.



Beijos

ameixa seca disse...

Letícia, com todos esses temperos deve ficar magnífica :) Adoro soja granulada!

Paula Pacheco disse...

Leicia, já usei o PTS para fazer farofa, ficou tão bom. Sua torta esta com uma carinha saborosa,
bjs
Paula

Gina disse...

Letícia, estou passando para desejar um Natal maravilhoso para você.
Bjs.

Joao disse...

O blog está muito bom!
Visite o meu site: www.freetomar.com

:)

♥ Nat ♥ disse...

Oi! Voltei a postar em meu blog! Espero poder estar atualizando ele agora com frequencia!!!

Muito boa essa receita!! Já está na minha lista de testes!!!!

Abraços

♥ Nat ♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Monique disse...

Esse seu blog dá água na boca.
Teve um tempo q tentei ser vegetariana e sempre fazia essa receita,o povo de casa gostava q só.
Apesar deu detestar PTS triturada fikva bom.
Espero sua visita no meu blog.
www.fluem.blogspot.com
:*

Maria Clara disse...

Noooossa, super bom! Sou vegetariana, daquelas que não come nenhum tipo de carne (nem peixe), mas tomo leite, e tal;
P-E-R-F-E-I-T-A essa receita, já anotei!! <3

Deborah Martin Salaroli disse...

Hum, essa torta deve ter ficado muito boa. Carne moída á algo muito maleável, a gente pode se surpreender com as receitas, né?

Ah, tá rolando uma blogagem coletiva lá no meu blog e eu ficaria super feliz se vc participasse... Entra lá e vê se publica alguma coisa junto com a gente.
Me visita sempre, adoro!
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br

Blogagem:
http://www.delicias1001.com.br/2011/01/blogagem-coletiva-ferias-de-verao.html

»¤Þ䵣䤫 disse...

Adorei a sua receita de torta de carne moída, para mim ficou perfeita! Bjinhos

Related Posts with Thumbnails