terça-feira, 22 de julho de 2008

Bolo de Sorvete da Nigella


Essa receita eu vi no programa da Nigella e depois comprei o livro e ela estava lá. A hora que eu vi aquilo descobri a sobremesa ideal para qualquer almoço de família. Fácil e do jeito que era feita, deliciosa. Decidi fazer a primeira vez no dia das mães, não estava com vontade de ficar horas fazendo doce na cozinha. Como faríamos o almoço em conjunto eu e minha mãe, levei parte do almoço para a casa dela e ela fez a outra parte.
A história começou no mercado. A receita, apesar de fácil, leva vários ingredientes. Não que eu ache que sejam tantos assim, mas meu marido foi ao mercado comigo, então ele falava: "nossa, que tanto você compra? Ei, mas isso vai sair a preço de ouro... Que sorvete é esse que precisa gastar tanto..." Eu vou seguindo e rindo, fazer o quê? Aí chego em casa, começo a fazer e ele do meu lado: pelo amor de Deus, prá que fazer isso com a bolacha, estraga tudo. Não faz isso com o chocolate, da prá mim que eu como. Essa Nigella inventa besteira e você faz, depois vai ter que jogar tudo fora"
Me digam se não é ótimo cozinhar na minha casa, dá prá ficar contente, né? Esse povo me aluga.....rs
Enfim, depois de tudo, com reclamação da minha filha porque usei todos os doces, saiu o tal sorvete. Freezer nele até o dia seguinte.
No outro dia fiz o que tinha que levar para a minha mãe rapidinho, (pausa para a calda de caramelo, que delícia, que perfume, adorei) e lá fui eu para o almoço de dia das mães, com tudo em mãos. Quando chego lá, minha mãe com um humor que só de olhar matava um, faltou água na casa dela, a cozinha estava uma zona, ela estressou e a comida estava dando errado. Ela ficou nervosa, falei que ela poderia ter ido para a minha casa mas o que estava feito, estava feito. A comida estava boa, minha mãe fez grão de bico que eu adoro, mas ela reclamou que não estava bom. Eu comi e achei ótimo. E de sobremesa, ah bolo de sorvete com calda de caramelo, perfeito. Minha mãe até comeu sem muita empolgação, mas a banda dos doceiros adorou. E para terminar disse para o meu marido, " agora você deveria ficar só olhando, depois de tanto falar na minha orelha".
Ele adorou o bolo, fiz outra vez depois dessa, ele foi ao mercado comigo de novo e nem reclamou. Comprou tudo e comeu tudo. Feliz da vida!


Bolo de Sorvete com Calda de Caramelo
(adaptado - Nigella Express)
Ingredientes:
(bolo)
2 litros de sorvete de creme
150g de biscoitos recheados de chocolate
100g de pão de mel coberto com chocolate
2 bombons recheados com caramelo e amendoim (eu usei este)
100g de amendoim coberto com mel (usei o nacional)
200g de gotas de chocolate (eu substituí por isto)
(calda de caramelo)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 xícaras (café) de glucose de milho
Gotas de baunilha
125 ml de creme de leite fresco

Preparo: (bolo) - Colocar os biscoitos em um saco plástico, fechar e bater com martelo de carne para quebrá-los. Cortar o pão de mel e os bombons em pedaços pequenos. Colocar esses ingredientes na batedeira com o sorvete, juntar as gotas de chocolate e o amendoim. Bater para obter mistura homogênea. Colocar em forma coberta com filme plástico e levar ao freezer. Desenformar depois de 6 horas, enfeitar com calda, amendoim e gotas de chocolate.
(calda) - Colocar a manteiga, os açúcares e a glucose em uma panela, levar ao fogo e deixar até levantar fervura. Juntar a baunilha e o creme de leite e deixar ferver por mais 5 minutos. Esperar amornar para utilizar.

Dica: Deixe o sorvete alguns minutos fora do freezer antes de fazer a receita para facilitar na hora de bater com os outros ingredientes na batedeira.

6 comentários:

Cinara disse...

Letícia, que bolo é este, menina??? Deve ter ficado a coisa mais deliciosa do mundo: leva tudo que eu adoro!!! Amei.
E morri de rir com o seu texto, sabia? Seu marido teve que dar o braço a torcer, não é? :oD
E, com raras exceções, minha mãe também não aprecia minhas "invenções americanas"... Questão de gosto! ;o)
Ainda tenho que arrumar um pouco as coisas por aqui, mas em breve terei novidades no blog.
Beijos, querida!

Letícia disse...

Ci, se não levar na boa eu estresso!!! Ele reclama por causa das compras e minha filha porque estou usando todos os doces e não sobra nada prá ela. Mas agora ele até pede pra eu fazer. Deu o braço a torcer mesmo. Mas fica muito bom, não tem nem o que dizer. O mais legal é que dá prá colocar um monte de coisas.
Quanto a minha mãe, ela não curte doce mesmo, e já estava irritada, então... mas ela comeu. Tá bom, né?
Ah, com relação ao texto, ainda bem que serviu prá alguém rir (rs)...tomara que o elemento citado não leia, ele me mata!!!
Beijos e seja bem vinda!

Isabel Salvador disse...

que coisa mais boa,nossa amei mesmo,jinhos amiga

Letícia disse...

Oi Belinha, é bom mesmo...beijinhos prá vc.

Luciana B. disse...

Le, a calda de caramelo tá linda! Outro dia fiz uma do blog Panelinha mas não deu certo não... não sei o que fiz de errado, mas ficou "branca"!! O gosto estava ótimo, parecia recheio de bala Super Leite da Kopenhagen (rsrsrs... descobri o segredo deles!!) mas não era caramelo. A p´roxima vez vou testar esta sua.Um bj

Letícia disse...

Lú, o segredo aqui é o açúcar mascavo, já fiz duas vezes e dá certo, sem erro. O cheiro desta calda pela casa é ótimo. Só que nesta fatia está exagerado, ela fica meio enjoativa se colocar desse jeito, em abundância. Mas era prá foto...rs
Bjo

Related Posts with Thumbnails