quinta-feira, 3 de julho de 2008

Jantar de receitas emprestadas

Hora do jantar chegando e eu sem a menor vontade de fazer o de sempre, mesmo porque já havia comido o de sempre na hora do almoço. O bom e velho arroz e feijão, frango e mandioca frita e salada de alface. Sobrou um pouco de frango por fazer, fritura à noite, não, além da bagunça ainda pesado, difícil digestão. Definitivamente não ia dar. Estava com vontade de fazer há algum tempo a sopinha de abóbora que vi no programa do Jamie. Mas sopa de abóbora aqui em casa, não ia dar certo. Estava com tudo na geladeira, mas tinha que pensar em outra coisa para os outros integrantes desta família, que já estavam naquela "e aí, a comida vai sair?". Andei procurando por sites aqui e ali e achei o que eu queria: um arroz diferente, da Claudia - Comida & Bebida. Olhei, faltavam ingredientes, mas dava para improvisar. Feito, franguinho no forno, arroz rapidinho e a minha sopa, maravilhosa, quente e acolhedora. E que cor linda! Prá não dizer que fiz tudo com receitas emprestadas, o tempero do frango e os croutons eram meus. Todos satisfeitos, jantar feliz!

Arroz de Forno com Abobrinhas e Cobertura de Farofa Crocante (adaptado - Claudia - Comida & Bebida)

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 caixinha (200m) de creme de leite uht
1 colher (sopa) de parmesão ralado
(refogado de abobrinhas)
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho, amassado
1 abobrinha cortada em cubos
2 tomates, picados
Sal a gosto
(farofa crocante)
11/2 xícara (chá) de pão francês amanhecido, ralado
1 ramo de alecrim
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente se alho, picado
Sal a gosto

Preparo:(farofa) - Aqueça uma frigideira anti-aderente média e coloque o azeite para esquentar. Em seguda, coloque o alho e as folhas de alecrim. Deixe por 1 minuto, junte o pão e frite por mais 2 minutos, mexendo sempre (até ficar com um tom levemente dourado). Reserve
(refogado de abobrinhas) - Coloque em uma panela o azeite para aquecer, junte o alho e refogue até murchar. Junte a abobrinha e o tomate, refogue por 5 a10 minutos, retirando com a abobrinha "al dente". Temper com sal e reserve.
(montagem) - Misture o refogado de abobrinhas , o creme de leite e o parmesão ao arroz. Coloque em um refratário, cubra coma farofa crocante e leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 15 minutos ou até aquecer o arroz. Sirva a seguir.

Sopa de Abóbora do Jamie

Ingredientes:(meia receita)
1 1/2 Kg de abóbora moranga com casca (usei cabochã e seca sem casca)
1 cenoura
1 dente de alho amassado
1 talo de aipo picado grosseiramente (usei 1/2 alho poró)
1 cebola roxa, picada (usei 1 cebola branca)
1/2 colher (sopa) de azeite (usei 1 colher (sopa))
Alecrim, sal e pimenta a gosto
1 litro de caldo de frango (eu tinha só 1/2 litro, completei o restante com água do cozimento da mandioca, que sempre tenho em casa congelado e 1 cubo de caldo de galinha light)
(crouton) - 11/2 pão francês amanhecido cortado em cubos, 1 colher (chá) de orégano, 1 dente de alho picado, 3 colheres (sopa) de azeite.

Preparo: Cortar a abóbora em pedaços grandes. Tirar a casca (caso não seja moranga). Colocar o azeite na panela de pressão, juntar a cebola e o aipo (no meu caso alho poró). Juntar a cenoura, o alho, a abóbora, o alecrim, o sal e a pimenta (coloquei também o cubo de caldo de galinha nesta hora). Juntar o caldo e fechar a panela de pressão. Deixar 6 minutos após pegar pressão. Retirar do fogo, deixar sair a pressão e bater no liquidificador. Servir com croutons.
(croutons) - Levar o azeite para aquecer em uma frigideira. Juntar o alho e fritar um pouco. Colocar o orégano e o pão e ir mexendo até que os cubos de pão dourem. Não deixar o alho fritar demais, para não ficar amargo.


8 comentários:

Unknown disse...

Amiga,
não me fale que é o marido que não gosta de abobora?!
Pq o meu fala que só serve para doce hahahaha
Adorei as receitinhas, mas aqui fazer dois pratos não dá kkk
bjs

Letícia disse...

Oi Nana, é ele mesmo!!! A minha filha também não é fã. Ontem ele até comeu a sopa, mas virou e disse: "Ah, isso não é prá mim". Comeu o frango com arroz junto com a Helô e eu fiquei com a sopa, que estava ótima.
Mas doce ele come, igual ao seu marido.
Quanto fazer dois pratos, isso é meio comum, quando faço strogonoff, tenho que fritar ovo para a Helô. Até há pouco tempo ela não comia risotto.
Bjos.

ameixa seca disse...

Abobora é muito bom. Esses homens nem sabem o que perdem ;)
Adoro sopa com abóbora :)

Unknown disse...

Le, hehehehe
Assim mesmo, agora faz qualquer besteirinha e eles estão a atacar kkk
Amiga, te mandei e-mail.
bjs

Filipa disse...

E que belo jantar com essas duas receitas! Eu iria fazer-lhe companhia na sopa de abóbora que está com um aspecto óptimo!

beijinhos

Letícia disse...

Meninas, se tiverem oportunidade façam essa sopa, é muito boa mesmo. Prá quem goste de abóbora, né? No caso, eu. O resto não gostou, fazer né, vou ser obrigada a comer tudinho...congelei o que sobrou.
Ameixinha, tem razão, tenho uma amiga que diz que meu marido me aproveita mal, eu podia fazer coisas incríveis, mas ele é muito básico.
Nana, o pior é isso, se fizer gelatina acaba na mesma hora.
Filipa, a companhia seria bem vinda.
Bejokas a todas.

Luciana B. disse...

LÊ! Que sopa linda... VOU FAZER. E este arroz com abobrinha tá demais... já tá na lista. Um beijo!
Luciana

Letícia disse...

Lú, que bom que gostou, os dois são simples e rápidos, e ficam muito gostosos. Bjos

Related Posts with Thumbnails