segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pudim de pão da minha avó - jeito gostoso de reaproveitar o pão que sobrou.


Mais uma participação para a semana do aproveitamento integral dos alimentos do blog Sabor, com um pudim de pão simples e delicioso. Essa é uma das receitas da minha avó que eu mais gostava. Quantas vezes a vó não guardava o pão que sobrava em casa. Aí juntava todos e fazia pudim de pão. Devo confessar que o meu não fica idêntico ao dela, em parte porque eu coloco coisas que ela não colocava, faço a base igual e vou acrescentando coisas. E tem também aquela coisa, esta receita não tinha receita, minha avó fazia "a olho", colocava os pães, o leite para demolhar o pão, na quantidade que ela achava que estava boa, e ia juntando os ingredientes, até ficar no ponto que ela queria. Eu também faço assim, mas tive que adaptar para poder colocar essa delícia aqui. Para quem está acostumado com pudim com calda, esqueçam. A minha avó nunca fez esse pudim com calda, pelo menos que eu me lembre. Mas ela colocava bananas, açúcar e canela por cima. Ele assava, o açúcar caramelava e ficava aquela calda de própria fruta por cima. Muitas vezes ela fazia até sem nada, ficava como um bolo. Como era bom o pudim de pão da minha avó.... e eu hoje tento reproduzir o sabor desses tempos, mas acho que nunca vou conseguir, ele está lá, envolvido nas mémorias da minha infância.

Pudim de Pão

Ingredientes:
(massa)
10 a 12 pães com casca (quem preferir pode tirar as cascas, eu uso inteiro) picados em cubos médios
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 a 1,5 L de leite (o quanto baste para o pão ficar umedecido)
21/2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
Farinha de trigo se necessário
Raspas de limão e laranja
Canela em pó a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó
(cobertura)
3 maçãs grandes ou 4 bananas
Frutas cristalizadas a gosto (opcional)
3 colheres (sopa) de açúcar (eu usei açúcar mascavo)
1 colher (chá) de canela em pó
Óleo para untar a forma
Farinha de trigo para polvilhar

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque os cubos de pão em um recipiente grande e coloco leite para demolhar o pão. O importante é que o pão fique envolvido no leite, mas que não sobre muito leite, deve ficar uma massa de pão úmida. Juntar a manteiga e misturar. Bater os ovos ligeiramente e juntar à massa. Juntar o açúcar e misturar bem. Verificar o ponto, deve ficar como massa como de bolo, se estiver muito úmida, juntar mais farinha até que fique com liga. Juntar as raspas, a canela e o fermento. Colocar na forma untada e polvilhada com a farinha. Coloque as fatias (finas) da fruta escolhida por cima, polvilhe com açúcar e canela. Leve ao forno por cerca de 1h e 30 minutos (verificar ponto, deve estar dourado nas lateraise em cima, com o açúcar caramelado e enfiando um palito este deve sair seco). Esperar esfria e cortar em pedaços.
Este pudim tem um rendimento muito bom, para famílias pequenas melhor fazer meia receita. Em casa rende uma forma redonda de 30 cm de diâmetro e uma retangular número 2.

7 comentários:

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Letícia, na sexta feira vou fazer um apanhado das dicas como a sua de comidinhas que não são de aproveitamento integral, pois não usam partes do alimento que costumamos jogar fora, mas que aproveitam coisas que vão estragar...ok? Então veja a sua receita lá na sexta.
Beijos

ameixa seca disse...

Prefiro mesmo com maça e canela :)
Dificil é eu ter pão para aproveitar. Depois de ter a MFP não sobra pão para contar história eh eh
Abraço

Eli disse...

Que delícia, eu gosto muito de pudim de pão!

Letícia disse...

Fer, tudo bem, quero mesmo é contribuir.
Ameixa, com maçã e canela é tudo de bom. Aqui sobra muito pão francês, compramos e às vezes acaba tudo e às vezes sobram. Com os que sobram eu vou juntando e fazendo pudim.
Eliana, é bem gostoso e faz bem pensar que reutilizamos algo que iríamos jogar fora. Bjos a todas.

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Leticia, já está lá no site...super gostoso...beijos
Fer

Cris disse...

Ah eu gosto assim, sem calda mesmo... hum, fiquei com água na boca. Bjs!

Letícia disse...

Oi Cris,eu também gosto sem calda, fica muito melhor. Bjos.

Related Posts with Thumbnails