segunda-feira, 14 de julho de 2008

Casquinhas de laranja - o retorno - que desta vez deu certo!!


Devo dizer que, depois da última experiência (mal sucedida) com casquinhas de laranja, estava com certo receio em tentar novamente, mas a teimosia me impede de ficar quieta, e lá fui eu. Pedi para o marido guardar as cascas de laranja hoje após ter feito o suco e ele já me olhou com aquela cara de "vai dar errado". Mas guardou - as mesmo assim. O tempo hoje estava muito bom, estamos quase sufocados de tão seco que o ar está, há dias não chove em São Paulo, o que é bom para o doce e muito ruim para o aparelho respiratório. Bem, após o almoço, me coloquei a cortar cascas de laranja, fiz tudo como da outra vez e dessa, (ufa), deu certo. As casquinhas cristalizaram e ficaram como eu queria. A receita vem abaixo, e é da Luzinete Veiga. O bom dessa receita é que é muito fácil e rápida. O detalhe fica por conta do tempo, que não pode estar chuvoso ou úmido. O outro segredo é que o doce deve ficar muito seco ainda na panela.

Casquinhas de Laranja Cristalizadas


Ingredientes:
Cascas de 12 laranjas, fatiadas em tirinhas
Água o suficiente para aferventar as cascas
2 xícaras (chá) de açúcar
11/2 xícara (chá) de água

Preparo: Coloque as tirinhas de cascas de laranja em uma panela grande e cubra-as com água. Le ve ao fogo alto e quando abrir fervura escorras as cascas. Coloque as cascas novamente na panela, cubra com água e leve ao fogo novamente. Escorra e repita o processo mais duas vezes.
Coloque as cascas em uma panela grande com a água e o açúcar. Mexa até a calda secar e cristalizar. As cascas tem que ficar sem nenhuma calda, faça o teste apertando o doce contra a lateral da panela, se ainda estivar com calda não está no ponto. Quando estiver bem seco, coloque sobre um mármore ou superfície coberta com papel-manteiga e mexa até esfriar. Guarde em potes bem fechados. As casquinhas duram três meses.

5 comentários:

Isabel Salvador disse...

o importante na cozinha e o que eu utilizo muita vez é acreditar que somos capazes e que nunca havemos de desistir,,,bjokinhas grandes

ameixa seca disse...

Isto tem sempre um retorno, porque quando queremos tem mesmo que dar certo ;)

PratosdaBela disse...

lindo, amei
Bjinhos fofos

Letícia disse...

Olá meninas:
Isabel, isso é verdade mesmo, o importante é aprender com os erros e tentar de novo, quem não erra não aprende, né?
Ameixinha, sou uma grande teimosa, pode demorar, mas eu volto prá fazer de novo...
Belinha, que bom que gostou.
Beijos a todas.

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Leticia...adorei...prepara alguma coisa nova então, já que está acostumada em comemoração a esta semana...daí me avisa tá?
Beijos

Related Posts with Thumbnails