Meu marido compra aos finais de semana essa pão na padaria, porque ele adora, come quase sozinho. Aí dia desses, tomando café falei prá ele "preciso pegar a receita desse pão". É bom mesmo, está muito caro e às vezes não vem tão bom assim. Não é que na semana seguinte aparece na tv um rapaz fazendo a tal da Vanderléia? Imagina se não fiz no mesmo dia... ficou muito boa, melhor que a da padaria. A versão original é essa, do Rafael Barros, a minha foi modificada, pois fiz na máquina de fazer pão.
Vanderléia
Ingredientes:
(massa)
50g de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
250 ml de leite
3 ovos
1/2 colher (café) de sal
500g de farinha de trigo
(cobertura)
100g de coco em flocos
250 ml de leite
100 g de açúcar
3 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
50g de leite condensado
(gel de brilho)
250 ml de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de glucose
Essência de coco
Preparo: (massa) - Coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos o sal e os 500g de farinha de trigo). Coloque essa mistura na MFP, acrescente a farinha (400g), coloque no ciclo amassar e vá acrescento o restante a medida que a massa pedir (na minha receita foi toda a farinha sem sobra). Retire da MFP ao fim do ciclo e abra a massa, corte em tiras, enrole as tiras e achate cada uma. Cubra com a cobertura. Asse em forno pré aquecido (170°C) até dourar (cerca de 15 a 20 minutos). Retire do forno e cubra com gel de brilho.
(cobertura) - leve o leite, o coco e o açúcar ao fogo até levantar fervura. Misture as gemas com o amido de milho. Colocar um pouco do leite fervente na mistura de gemas, mexer rapidamente e colocar na mistura de leite com açúcar e coco. Mexa até engrossar. Retire do fogo e junte o leite condensado. Coloque em uma travessa e deixe esfriar coberto com filme plástico em cima do creme.
(gel de brilho) - ferva a água com o açúcar, junte o amido misturado com um pouco de água e espere engrossar. Retire do fogo e junte a glucose e a essência. Utilize.
Este pão pode ser congelado por 30 dias.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Desconhecia este pão doce :) Tem um aspecto óptimo. Bom fim de semana
Este pão é bem gostoso, feito na MFP facilita muito a vida. Bjos
Oi Lê, eu fiz a Vanderléia e deu SUPER CERTO. Obrigada pela dica.
Um beijo,
Luciana
Oi Lú, que legal que deu certo, fica boa, né?
E quem precisa de padaria? Rs...
Bjos.
Fiz ontem a Vanderleia...estava morrendo de medo de não dar certo,porque não tenho a MFP...mas pelo contrario...foi um sucesso!!!tirei fotos e tudo mais...nem to acreditando que foi eu quem fiz!
Otima receita!!! Obrigada!
roteatro@gmail.com
Olá,q bom q deu certo a sua Vanderléia, esta receita é bem legal mesmo, obrigada pela visita e pela confiança. Bjo
Oi, já vi essa mesma receita no Cybercook, duas pessoas postaram identicamente. Hoje eu fiz a receita, eu amo fazer pães! E a minha mãe adora Vanderléia. Então, caprichei. Mesmo com os contratempos (esqueci de trazer do supermercado o coco ralado na última hora) a bichinha cresceu que foi uma beleza! Fiquei namorando a bendita no forno crescendo mais, quando me dei por mim: havia esquecido de colocar o sal! Puro azar, porque estava tudo perfeito, mas eu comi um pedação só pra constatar que estava sem graça mesmo. Que diferença faz o sal! Fiz uma outra besteira, no lugar da glucose para geléia de brilho, coloquei mel de abelha. Outra infelicidade, porque tira totalmente o gosto do coco. Meu filho comeu um pedaço, disse que estava gostoso e não quis comer mais. Bem, da próxima vez, vai ficar perfeito, ah vai!
Postar um comentário