quinta-feira, 17 de julho de 2008

Vanderléia

Meu marido compra aos finais de semana essa pão na padaria, porque ele adora, come quase sozinho. Aí dia desses, tomando café falei prá ele "preciso pegar a receita desse pão". É bom mesmo, está muito caro e às vezes não vem tão bom assim. Não é que na semana seguinte aparece na tv um rapaz fazendo a tal da Vanderléia? Imagina se não fiz no mesmo dia... ficou muito boa, melhor que a da padaria. A versão original é essa, do Rafael Barros, a minha foi modificada, pois fiz na máquina de fazer pão.

Vanderléia


Ingredientes:
(massa)
50g de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
250 ml de leite
3 ovos
1/2 colher (café) de sal
500g de farinha de trigo
(cobertura)
100g de coco em flocos
250 ml de leite
100 g de açúcar
3 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
50g de leite condensado
(gel de brilho)
250 ml de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de glucose
Essência de coco

Preparo: (massa) - Coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos o sal e os 500g de farinha de trigo). Coloque essa mistura na MFP, acrescente a farinha (400g), coloque no ciclo amassar e vá acrescento o restante a medida que a massa pedir (na minha receita foi toda a farinha sem sobra). Retire da MFP ao fim do ciclo e abra a massa, corte em tiras, enrole as tiras e achate cada uma. Cubra com a cobertura. Asse em forno pré aquecido (170°C) até dourar (cerca de 15 a 20 minutos). Retire do forno e cubra com gel de brilho.
(cobertura) - leve o leite, o coco e o açúcar ao fogo até levantar fervura. Misture as gemas com o amido de milho. Colocar um pouco do leite fervente na mistura de gemas, mexer rapidamente e colocar na mistura de leite com açúcar e coco. Mexa até engrossar. Retire do fogo e junte o leite condensado. Coloque em uma travessa e deixe esfriar coberto com filme plástico em cima do creme.
(gel de brilho) - ferva a água com o açúcar, junte o amido misturado com um pouco de água e espere engrossar. Retire do fogo e junte a glucose e a essência. Utilize.

Este pão pode ser congelado por 30 dias.

7 comentários:

ameixa seca disse...

Desconhecia este pão doce :) Tem um aspecto óptimo. Bom fim de semana

Letícia disse...

Este pão é bem gostoso, feito na MFP facilita muito a vida. Bjos

Luciana B. disse...

Oi Lê, eu fiz a Vanderléia e deu SUPER CERTO. Obrigada pela dica.
Um beijo,
Luciana

Letícia disse...

Oi Lú, que legal que deu certo, fica boa, né?
E quem precisa de padaria? Rs...
Bjos.

Anônimo disse...

Fiz ontem a Vanderleia...estava morrendo de medo de não dar certo,porque não tenho a MFP...mas pelo contrario...foi um sucesso!!!tirei fotos e tudo mais...nem to acreditando que foi eu quem fiz!
Otima receita!!! Obrigada!

roteatro@gmail.com

Letícia disse...

Olá,q bom q deu certo a sua Vanderléia, esta receita é bem legal mesmo, obrigada pela visita e pela confiança. Bjo

Emilia disse...

Oi, já vi essa mesma receita no Cybercook, duas pessoas postaram identicamente. Hoje eu fiz a receita, eu amo fazer pães! E a minha mãe adora Vanderléia. Então, caprichei. Mesmo com os contratempos (esqueci de trazer do supermercado o coco ralado na última hora) a bichinha cresceu que foi uma beleza! Fiquei namorando a bendita no forno crescendo mais, quando me dei por mim: havia esquecido de colocar o sal! Puro azar, porque estava tudo perfeito, mas eu comi um pedação só pra constatar que estava sem graça mesmo. Que diferença faz o sal! Fiz uma outra besteira, no lugar da glucose para geléia de brilho, coloquei mel de abelha. Outra infelicidade, porque tira totalmente o gosto do coco. Meu filho comeu um pedaço, disse que estava gostoso e não quis comer mais. Bem, da próxima vez, vai ficar perfeito, ah vai!

Related Posts with Thumbnails