terça-feira, 16 de setembro de 2008

Muitas amoras....

Esse final de semana ganhei 2 kg de amoras da minha avó. Ela tem dois pés na casa dela e eles estão repletos de amoras bem roxinhas e maduras, com aquele azedinho...ai que delícia. Estava há tempos querendo fazer um trifle que vi em um programa da Nigella, mas como é difícil encontrar framboesas, nem congeladas eu encontro. Assim como creme de leite fresco. Eu não sei o que acontece, não tem creme de leite fresco nos mercados por aí. Quando encontro compro logo dois. O único problema é que a validade é curta e temos que arranjar logo o que fazer com ele. Como estava com os meus em casa fiz o doce, mas usei amoras. Eu adorei, adaptei umas coisinhas e ficou bem diferente. Segue a receita:

Trifle de Amoras e Capim-Limão
(adaptado Nigella Lawson)


Ingredientes:
(calda de capim - limão)
3 talos de capim-limão (eu usei erva seca - metade da quantidade)
325g de açúcar
600 ml de água
(creme)
250 ml de creme de leite fresco
300 ml de leite integral
4 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de capim-limão seco
75g de açúcar
(outros ingredientes)
400g de amoras
1 pacote (200g) de biscoito champagne
250g de creme de leite fresco batido em chantily com 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 cálice de vodca (50ml)

Preparo: (calda) - Misture todos os ingredientes e deixe ferver até formar uma calda rala. Reserve tampado.
(geléia de amora) - Coloque as amora em uma panela com 200 ml da calda coada de capim-limão. Espere reduzir e as amoras desmancharem. Deixe esfriar.
(creme) - Junte o leite e o creme de leite fresco e leve ao fogo com o capim-limão. Deixe ferver 10 minutos. enquanto isso, misture as gemas passadas por peneira com o açúcar e o amido. Coe a mistura de leite e creme de leite, misture ainda quente um pouco dessa mistura (cerca de 1/2 xícara) com a mistura de gemas, mexa bem até dissolver e junte o restante do leite. Mexa bem e leve ao fogo até engrossar. Reserve coberto com filme plástico encostado ao creme.
(montagem) - Passe os biscoitos na calda de amoras e arrume em um recipiente de vidro. Regue com a vodca e um pouco da calda de capim-limão (cerca de 1/4 de xícara). Coloque o creme sobre essa camada de biscoito e leve para gelar. Cubra com o chantily e mantenha gelado até a hora de servir. Leve ao fogo o restante da calda de capim-limão para reduzir e ficar como caramelo. Faça arabescos com auxílio de uma colher sobre paple alumínio untado. Espere esfriar, retire do papel alumínio e decore o trifle.

A minha foto não ficou muito boa, é que eu não aguentei esperar que gelasse. Irresistível, prá quem gosta de amoras como eu.

5 comentários:

Glau disse...

adoro as receitas da Nigella..

Nana disse...

Amiga,

que lindo!
As amoras aqui estão ficando linda tb.
Preciso pedir para o menino colocar a rede e fazer a raspa nas amoras da empresa.

Bjs

Letícia disse...

Glau, podem falar o que quiser dela, mas também gosto de muitas receitas...

Nana, colha logo, eu até congelei as minhas prá fazer geléia depois.

Bjos

Luciana B. - Ribeirão Preto disse...

Huuuum... Le, fiquei ocm muita vontade de comer isto... :)

Letícia disse...

Lu, é muito bom...acho que a diferença está nas amoras da casa da minha avó...rs
bjos

Related Posts with Thumbnails