Caladinhos
Em 1934 vivia-se em clima de ditadura em Portugal, um dia à noite em Santa Maria da Feira (meu Concelho), Augusto Padeiro e seus empregados estavam a fazer biscoito sortido, com a forma arredondada e achatada, quando foram visitados pela polícia do regime (a PIDE). Augusto Padeiro, com medo, disse aos seus empregados: "Shiu! Calados!"
Um dos elementos da polícia perguntou "Porque disse Calados???" O Augusto Padeiro respondeu:
"Porque estamos a fazer calados. Estes biscoitos são os caladinhos!" E assim ficou.
A receita é a seguinte:
Caladinhos
Ingredientes:
4 ovos inteiros
250g de manteiga derretida
250g de açúcar
700g de farinha de trigo
Raspas e sumo de 1 limão
Preparo: Misturar tudo e depois fazer bolinhas com as mãos ou com a ajuda de duas colheres. Levar ao forno (pré-aqueci por 15 minutos, 180ºC), num tabuleiro forrado com papel-manteiga durante 10 a 15 minutos.
Eu não sabia se tinha que esperar dourar ou não tirei branquinhos e levemente dourado por baixo. Enviei as fotos para a Bela e ela confirmou que eram daquele jeito mesmo.
Rendimento: em torno de 40 unidades (meia receita)
Minhas modificações:
Fiz apenas meia receita, só o limão que usei que usei inteiro, e ainda achei que mais 1 iria bem. Acrescentei ainda 1/4 de casca de limão no sal picada em pequenos cubos. O sabor acentuado do limão siciliano fez diferença, ficou com sabor muito bom. Além disso, como dá para ver nas fotos, mudei o formato dos biscoitos. A massa permite isso, apesar de ser molinha dá para modelar os biscoitos tranquilamente.
Resultados obtidos:
Assim que saíram do forno peguei alguns e adorei. Minha filha e marido também gostaram. O que aconteceu? No dia seguinte perto da hora do almoço já não havia mais biscoitos na lata. O detalhe importante: fiz os caladinhos às sete da noite do dia anterior, isso é bom sinal, não?
4 comentários:
eu quero um!!!
Bjs
A história do nome é mesmo engraçada :)
E devem ser bons... por acaso nunca provei ;)
Obrigada pela participação.
É engraçado,muitas receitas sempre acompanham uma bela história.
Bjs
Nana, pode pegar, eu deixo...rs
Ameixa, a história é boa, foi um bom jeito de não se comprometer.
Sonia, adoro quando fico sabendo da história de uma receita, é muito melhor.
Beijos.
Postar um comentário