terça-feira, 5 de agosto de 2008

Desafio Intercâmbio Culinário Parte 2 - Caladinhos

Agora sim, publico na data certa a minha receita! Assim que soube deste intercâmbio fiquei doidinha para participar, apesar do receio de fazer uma receita que não conhecia. Pensei, "ai, e se forem receitas com ingredientes que eu não gosto?" Mesmo assim, corri para a minha amiga Nana e pedi para que ela me avisasse se soubesse de alguém que pudesse fazer dupla comigo. Ela prontamente me indicou a Bela e eu fui lá, visitá-la e propor o "negócio". A Bela, um doce de pessoa, aceitou na mesma hora e eu fiquei muito contente. Trocamos e-mail com as receitas e mais que isso, "batemos papo" via internet como comadres que se conhecem há tempos. Este intercâmbio é mais que simplesmente troca de receitas, é troca de cultura, conhecimento e principalmente formador de amigos. Só isto já me deixou feliz em participar. Das receitas que a Bela me enviou escolhi uma de biscoitos (digo que não sou uma pessoa que faça muitos, devo ter feito duas vezes em toda minha vida de cozinheira), mas desafio é desafio e lá fui eu fazer os Caladinhos. Escolhi esta receita pois me pareceu muito fácil e era um biscoito com limão, aí me pegou, adoro limão. Além disso, há o fato da história da receita que é bem interessante. Segue na íntegra, conforme me foi passada pela Bela.

Caladinhos


Os Caladinhos são uma espécie de biscoitos, de consistência mole, com uma forma arredondada e achatada. São feitos de farinha, açúcar, ovos e são divinais para lanche ou chá.


A história dos Caladinhos é bastante engraçada, conta-se que:
Em 1934 vivia-se em clima de ditadura em Portugal, um dia à noite em Santa Maria da Feira (meu Concelho), Augusto Padeiro e seus empregados estavam a fazer biscoito sortido, com a forma arredondada e achatada, quando foram visitados pela polícia do regime (a PIDE). Augusto Padeiro, com medo, disse aos seus empregados: "Shiu! Calados!"
Um dos elementos da polícia perguntou "Porque disse Calados???" O Augusto Padeiro respondeu:
"Porque estamos a fazer calados. Estes biscoitos são os caladinhos!" E assim ficou.


A receita é a seguinte:

Caladinhos

Ingredientes:
4 ovos inteiros
250g de manteiga derretida
250g de açúcar
700g de farinha de trigo
Raspas e sumo de 1 limão

Preparo: Misturar tudo e depois fazer bolinhas com as mãos ou com a ajuda de duas colheres. Levar ao forno (pré-aqueci por 15 minutos, 180ºC), num tabuleiro forrado com papel-manteiga durante 10 a 15 minutos.

Eu não sabia se tinha que esperar dourar ou não tirei branquinhos e levemente dourado por baixo. Enviei as fotos para a Bela e ela confirmou que eram daquele jeito mesmo.

Rendimento: em torno de 40 unidades (meia receita)

Minhas modificações:
Fiz apenas meia receita, só o limão que usei que usei inteiro, e ainda achei que mais 1 iria bem. Acrescentei ainda 1/4 de casca de limão no sal picada em pequenos cubos. O sabor acentuado do limão siciliano fez diferença, ficou com sabor muito bom. Além disso, como dá para ver nas fotos, mudei o formato dos biscoitos. A massa permite isso, apesar de ser molinha dá para modelar os biscoitos tranquilamente.

Resultados obtidos:
Assim que saíram do forno peguei alguns e adorei. Minha filha e marido também gostaram. O que aconteceu? No dia seguinte perto da hora do almoço já não havia mais biscoitos na lata. O detalhe importante: fiz os caladinhos às sete da noite do dia anterior, isso é bom sinal, não?

4 comentários:

Nana disse...

eu quero um!!!
Bjs

ameixa seca disse...

A história do nome é mesmo engraçada :)
E devem ser bons... por acaso nunca provei ;)
Obrigada pela participação.

Sonia Novaes disse...

É engraçado,muitas receitas sempre acompanham uma bela história.
Bjs

Letícia disse...

Nana, pode pegar, eu deixo...rs

Ameixa, a história é boa, foi um bom jeito de não se comprometer.

Sonia, adoro quando fico sabendo da história de uma receita, é muito melhor.

Beijos.

Related Posts with Thumbnails