quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Salada de beterrabas assadas, almoção!!!
Essa salada apareceu aqui em casa hoje por acaso. Estou passando todo dia para conferir o site da Ana Elisa. Ela está fazendo muita coisa legal esses dias (aliás, tem muita coisa boa lá, ai, ai...), principalmente saladas e estou me inspirando a sair do básico alface com tomate. Aí que passei na volta da escola, depois de deixar minha filha, às 07:00h na hortinha que tem aqui perto de casa. As verduras haviam sido colhidas aquela hora, tudo lindo e fresco. Peguei logo alface (prá variar) e espinafre e não é que olhei para o lado e havia um lindo ramo de beterrabas, daquelas novinhas e cheias de sabor, só que estava separado do restante. Perguntei: esta beterraba está à venda? E a senhora que me vendia as coisas disse: é, tá... Não senti firmeza, mas ela me vendeu as beterrabas, lindas, com todas as folhas inteiras, bem diferente do que encontramos na feira. Olhando e pensando no que fazer com as beterrabas (afinal já fiz beterraba esta semana) me lembrei de uma salada que eu vi no programa Cardápio de Aventuras e lembrei do que pensei na hora: "que maravilha deve ficar isso!!!"
Acabei fazendo a salada mais ou menos igual, e que não tinha todos os ingredientes, mas substitui uma coisa aqui e ali e ficou ótima. Sei que parte disso foi da própria origem da beterraba, como é bom comprar coisas frescas, tem outro sabor. A receita original é essa aqui. A minha versão segue abaixo:
Salada de Beterrabas Assadas com Alface e Iogurte Dessorado
Ingredientes:
9 beterrabas pequenas, com casca e parte do caule
80 ml de aceto balsâmico
4 ramos de tomilho (usei o da minha horta)
3 grãos de pimenta triturados
2 a 3 colheres (sopa) de azeite
Sal marinho à gosto
Folhas de alface
1 pote de iogurte desnatado dessorado (colocar o iogurte em um coador de papel, dento do suporte para café, sobre uma tigela e deixar na geladeira por 3 horas)
Gotas de limão
Preparo: Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque as beterrabas limpas, com a casca e parte pequena do caule (não retire, pois a beterraba perde o sabor) em uma forma. Regue com a metade do aceto, 2 colheres de azeite, tempere com sal e pimenta e com os ramos de tomilho. Leve ao forno coberto com papel alumínio por cerca de 1 hora. Retire o papel após este tempo e deixe as beterrabas assarem. Retire do forno, coloque em um recipiente junto com o caldo que se formou e leve para esfriar. Retire as partes que ficarram torradas, corte as beterrabas em 4 partes (eu retirei a casca porque o pessoal de casa não ia comer com casca - leia-se pessoal de casa marido), tempere com gotas de limão e o restante do aceto balsâmico. Tempere a alface com sal, limão e um fio de azeite. Arrume as folhas no prato, coloque as beterrabas por cima, regue com o caldo que se formou no cozimento, mais umas gotas de limão e azeite. Coloque 2 colheres de sopa do iogurte sobre as beterrabas e sirva a seguir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Bom, eu não consigo alimentar-me só de saladas. O meu baixo peso exige um pouco mais, carne ou peixe, mas exige :)
Então esta salada é um bom acompanhamento. Só que aqui não consigo encontrar beterraba fresca. Só embalada :( Mas dá para fazer na mesma acho eu... adoro a cor dela.
Bom fim de semana
Eu amo, amo beterrabas e muitas vezes apenas as cozinho e rego com azeite e já me saí um belo almoço, me encantei com sua receita!
Ameixinha, que inveja vc dizer que seu baixo peso te impede de comer saladas...rs
Acho que dá prá fazer com a embalada sim, não deve haver maiores problemas.
Eliana, essa receita é bem diferente, me surpreendi com ela, é bem aromática. Obrigada pela visita.
Beijos.
Postar um comentário