quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Polenta em Camadas


Esta é a minha participação para o desafio do Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, uma polenta bem comum, mas muito gostosa, ideal para dias frios, apesar que polenta prá mim não tem dia. A minha avó fazia polenta com molho de carne, eu fiz algumas mudanças, intercalei o molho com camadas de polenta e fatias de mussarela. Fica ótima acompanhada por rúcula bem fresquinha (dica da Mere).

Polenta em Camadas

Ingredientes:
(polenta)
2 xícaras (chá) de flocos de milho pré-cozidos
3 xícaras (chá) de água fria
2 xícaras (chá) de leite frio
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de azeite
1pitada de pimenta do reino
Sal a gosto
1 colher (sopa) de orégano
(molho de carne)
250g de patinho moído
1/2 cebola grande, picada
1 dente de alho, picado
1 Kg de tomates (tipo italiano), sem sementes, batidos no liquidificador
1/2 pimentão vermelho, picado
1 cenoura, ralada no ralo grosso
1/2 taça de vinho tinto seco (cerca de 80 ml)
Temperos a gosto (usei manjericão, tomilho, cheiro verde, sal, pimenta, e orégano).
(outros ingredientes)
300g de mussarela fatiada
50g de parmesão ralado no ralo grosso

Preparo: (molho de carne) - Comece com os tomates: para retirar as sementes, abra o tomate ao meio e esprema as metades. Nunca lave o tomate para retirar a semente, o sabor vai embora junto com a água. Pique os tomates e coloque no liquidificador. Reserve.
Feito isso, coloque o azeite numa panela, de preferência com anti-aderente. Panela de alumínio e o tomates não combinam. Coloque a carne e refogue até que esteja soltinha e cozida. Junte a cebola, o alho, o pimentão, a cenoura, o vinho e mexa por 3 minutos. Adicione os temperos e os tomates batidos. Mexa bem, tampe a panela e leva ao fogo baixo para que o molho reduza e perca a acidez. Esse processo pode levar cerca de 1 hora em fogo baixo. Vá mexendo e verificando o molho para que não queime. Verifique sal e pimenta. Estará pronto quando estiver com aspecto encorpado e não sentir acidez. Se necessário, junte um pouco de água para que cozinhe sem queimar. Reserve

(polenta) - Frite o alho no azeite e acrescente o leite e a água. Junte a farinha de milho e os demais ingredientes e mexa em fogo médio até engrossar. Assim que engrossar cozinhe por mais 5 minutos. Utilize.
(montagem) - Em um refratário untado com azeite coloque camadas da seguinte forma: polenta, molho e mussarela e vá intercalando até terminar a polenta. Finalize com molho e parmesão ralado. Leve ao forno 180ºC, pré-aquecido, por 15 minutos ou até gratinar o queijo. Consumir imediatamente.

5 comentários:

ameixa seca disse...

Uau... essa da mussarela pelo meio da polenta deve ficar excelente ;) Gostei das ervas aromáticas... tenho mesmo que experimentar polenta :)

Letícia disse...

Ameixa, adoro ervinhas...tenho até horta em casa...rs.
Menina, experimenta. è muito bom. Bjos.

Eliana Scaramal disse...

Polenta purinha pra mim já é o máximo então pensa em camadas?! Aí eu não aguento não. hehehe

Rose disse...

Polenta é uma delícia mesmo e essa receita simples, é a mais gostosa,
já vou levar para fazer tbem,
beijos.

Letícia disse...

Rose, que bom que gostou, faça e depois me conta. Bjos

Related Posts with Thumbnails