segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ambrosia, delícia de Minas!


Esta receita é muito boa, consegui neste site. É de uma senhora que é conhecida como D. Joaninha, que ganhou a vida fazendo doces. Faz isso há 40 anos e tem uma loja em Araxá, Minas Gerais. Este doce em especial me chamou a atenção por ser muito parecido com o doce que a minha sogra faz, mas é mais fácil. Fica delicioso, acabou no dia que fiz, pois dei um pouco para a minha vizinha, mas fiz pouco mais que meia receita. Conselho: façam a receita inteira, acaba rápido.

Ambrosia

Ingredientes:

05 L de leite pasteurizado
01 kg de açúcar refinado
09 ovos bem fresquinhos
Pedaços de canela a gosto
3 cravos-da-Índia

Preparo: Colocar o leite com o açúcar, a canela e os cravinhos no tacho e mexer para dissolver o açúcar, levando ao fogo por meia hora sempre mexendo para não grudar.
Bater as claras em neve e quando estiverem firmes, juntar as gemas e bater até ficar homogeneo(+ou- 05 minutos) obs: ( passar as gemas na peneira , para retirar a película das mesmas ).
Virar os ovos batidos por cima do leite, dando a imprensão de um grande omelete, e quando começar a subir, abaixar o fogo e deixar por 20 minutos. Cortar em pedaços grandes (04 a 06 partes) e deixar ferver por mais 10 minutos. Vire os pedaços com uma escumadeira e deixe por mais 20 minutos e em seguida cortar os pedaços grandes em pedaços pequenos, sempre em fogo baixo.
Estes pedaços pequenos irão ficar cozinhando em fogo mínimo aproximadamente por mais uma hora e meia, mexendo de vez em quando delicadamente para não desmanchar os pedaços e também raspando o fundo e as bordas do tacho para não grudar.
Depois de pronto , colocar em compoteiras e servir gelado. Caso queira manter por seis meses , colocar em vidros com tampa , cuidadosamente esterilizados e após envasar, fechar bem e levar ao banho maria por 40 minutos após fervura.

5 comentários:

Isabel Salvador disse...

k coisa mais boa,estas receitinhas são sempre as melhores,jinhos kida

ameixa seca disse...

Exige muito tempo disponível à volta do fogão mas fica com bom aspecto :)

Letícia disse...

Oi Belinha, é muito boa mesmo.

Ameixa, nem é tanto tempo assim, é boa de fazer naqueles dias que estamos "inspiradas", sabe? E o resultado vale a pena. Na verdade quase todos os doces mineiros são assim, demoram. Existe uma compota de casca de laranja da terra que leva 1 semana, se não me engano, para ficar pronta. São receitas de tempos onde as pessoas dispunham do tempo, não ficavam como nós, correndo. Infelizmente hoje o tempo urge.

Beijos.

Claudia Lima disse...

Que beleza! Minha falecida avó fazia muito bem este doce. não cheguei a aprender com ela.
Bjs :)

Letícia disse...

Oi Claudia, doce de vó é muito bom, né? Dá uma saudade...
Bjos

Related Posts with Thumbnails