quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Salada de beterrabas assadas, almoção!!!



Essa salada apareceu aqui em casa hoje por acaso. Estou passando todo dia para conferir o site da Ana Elisa. Ela está fazendo muita coisa legal esses dias (aliás, tem muita coisa boa lá, ai, ai...), principalmente saladas e estou me inspirando a sair do básico alface com tomate. Aí que passei na volta da escola, depois de deixar minha filha, às 07:00h na hortinha que tem aqui perto de casa. As verduras haviam sido colhidas aquela hora, tudo lindo e fresco. Peguei logo alface (prá variar) e espinafre e não é que olhei para o lado e havia um lindo ramo de beterrabas, daquelas novinhas e cheias de sabor, só que estava separado do restante. Perguntei: esta beterraba está à venda? E a senhora que me vendia as coisas disse: é, tá... Não senti firmeza, mas ela me vendeu as beterrabas, lindas, com todas as folhas inteiras, bem diferente do que encontramos na feira. Olhando e pensando no que fazer com as beterrabas (afinal já fiz beterraba esta semana) me lembrei de uma salada que eu vi no programa Cardápio de Aventuras e lembrei do que pensei na hora: "que maravilha deve ficar isso!!!"
Acabei fazendo a salada mais ou menos igual, e que não tinha todos os ingredientes, mas substitui uma coisa aqui e ali e ficou ótima. Sei que parte disso foi da própria origem da beterraba, como é bom comprar coisas frescas, tem outro sabor. A receita original é essa aqui. A minha versão segue abaixo:

Salada de Beterrabas Assadas com Alface e Iogurte Dessorado

Ingredientes:
9 beterrabas pequenas, com casca e parte do caule
80 ml de aceto balsâmico
4 ramos de tomilho (usei o da minha horta)
3 grãos de pimenta triturados
2 a 3 colheres (sopa) de azeite
Sal marinho à gosto
Folhas de alface
1 pote de iogurte desnatado dessorado (colocar o iogurte em um coador de papel, dento do suporte para café, sobre uma tigela e deixar na geladeira por 3 horas)
Gotas de limão

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque as beterrabas limpas, com a casca e parte pequena do caule (não retire, pois a beterraba perde o sabor) em uma forma. Regue com a metade do aceto, 2 colheres de azeite, tempere com sal e pimenta e com os ramos de tomilho. Leve ao forno coberto com papel alumínio por cerca de 1 hora. Retire o papel após este tempo e deixe as beterrabas assarem. Retire do forno, coloque em um recipiente junto com o caldo que se formou e leve para esfriar. Retire as partes que ficarram torradas, corte as beterrabas em 4 partes (eu retirei a casca porque o pessoal de casa não ia comer com casca - leia-se pessoal de casa marido), tempere com gotas de limão e o restante do aceto balsâmico. Tempere a alface com sal, limão e um fio de azeite. Arrume as folhas no prato, coloque as beterrabas por cima, regue com o caldo que se formou no cozimento, mais umas gotas de limão e azeite. Coloque 2 colheres de sopa do iogurte sobre as beterrabas e sirva a seguir.


3 comentários:

ameixa seca disse...

Bom, eu não consigo alimentar-me só de saladas. O meu baixo peso exige um pouco mais, carne ou peixe, mas exige :)
Então esta salada é um bom acompanhamento. Só que aqui não consigo encontrar beterraba fresca. Só embalada :( Mas dá para fazer na mesma acho eu... adoro a cor dela.
Bom fim de semana

Eli disse...

Eu amo, amo beterrabas e muitas vezes apenas as cozinho e rego com azeite e já me saí um belo almoço, me encantei com sua receita!

Letícia disse...

Ameixinha, que inveja vc dizer que seu baixo peso te impede de comer saladas...rs
Acho que dá prá fazer com a embalada sim, não deve haver maiores problemas.

Eliana, essa receita é bem diferente, me surpreendi com ela, é bem aromática. Obrigada pela visita.

Beijos.

Related Posts with Thumbnails