sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Semana da Amamantação - Este é o primeiro e melhor alimento para o seu bebê.


Fique sabendo da blogagem coletiva sobre a semana da amamentação através do blog da Leila, do Delishville, e fui até o link que ela deixou no post dela, do blog da Denise, do Síndrome de Estocolmo. A iniciativa é muito importante e deve ser valorizada e reproduzida. E eu como enfermeira e mãe que amamentou, não poderia deixar de participar. A amamentação é um ato de amor, que mantém aquela vidinha, tão frágil de início, fortalecida e saudável. Não digo que seja fácil, eu era orientada e ajudei muita mãe a amamentar seus filhos na época em que fazia estágio na faculdade e ainda assim quando minha filha nasceu não pegou o peito tão facilmente quanto achei que seria e ficou internada por 4 dias, em decorrência de uma hipoglicemia. Me senti culpada, como eu que ajudei as mães a estreitarem esse vínculo com seus filhos não consegui fazer isso com a minha? A resposta é simples, quando a situação acontece conosco, a coisa muda. E como muda. Eu tinha treinamento de enfermeira, mas não de mãe. A amamentação envolve adaptação, o conhecimento entre mãe e filho, é exercício de paciência, não é fácil acordar bêbada de sono às 3 da manhã, não é fácil das primeiras vezes que o bebê pega o peito, doi. Mas quem disse que ser mãe é fácil? É só o início da aprendizagem , que vai durar uma vida toda. Mas devo dizer, esse período de adaptação é bem curto, depois de coisa de no máximo 1 mês, o corpo responde, o leite vaza do peito e quando você vai ver, seu filho está acordado, esperando por você, pronto para receber mais que leite, carinho, aconchego. É tudo tão perfeito...
Além disso, o leite que você produz é específico para seu bebê, insubstituível. Ele nutre, protege contra doenças (vacina natural), mata a sede (não precisa de chá, água, nada), é um alimento perfeitamente equilibrado, a amamentação facilita o processo de fala do bebê, já vem na temperatura certa, não estraga, não precisa de refrigeração nem de aquecimento, está com você em todo lugar, não precisa de cuidados para ser transportado, o que diminui consideravelmente o número de sacolas a carregar para passear com o bebê. E se você exagerar no amor, produzindo mais leite que seu bebê consome, doe amor para outros, doe seu leite. Procure informações sobre bancos de leite em sua cidade. Existem outros bebês que precisam desse leite, quem sabe você não pode ajudar outra vidinha a se desenvolver? Para quem estiver lendo, peço que repassem a informação. Já que falamos de comida todos os dias, não custa nada dar uma forcinha para aqueles que estão começando neste mundo gastronômico e essa é a melhor forma de começar: natural, cheia de amor.

E é assim que eles ficam: fortes, saudáveis, felizes.

4 comentários:

Leila disse...

Oi Leticia,

fiquei super feliz em saber que tambem aderiste a esta causa tao importante.

teu post está bem explicativo.
beijinhos

Letícia disse...

Oi Leila, não dá prá não aderir, esse é um assunto super importante, temos que apoiar essa iniciativa.
Bjos.

ameixa seca disse...

Um dos textos mais lindos que li no decorrer desta campanha :) Amamentar é o estabelicimento de um vínculo duradouro... é para toda a vida :)

Letícia disse...

Ai Ameixa, assim eu fico vermelha...só escrevi o que vivi e tentei colocar um pouco do meu conhecimento prá tentar ajudar alguém. Bjos e obrigada pelo elogio.

Related Posts with Thumbnails