sexta-feira, 30 de maio de 2008

Bolo com chazinho em dia frio.

Este foi um bolo inspirado em dias frios e na Alemanha. Deu vontade, eu fiz e deu certo. A diferença é que na massa vai purê de folhas de beterraba, seguindo a linha de alimentação mais saudável. Ponto prá mim, minha filha adorou, é um jeito de fazer com que ela coma vegetais. Mas a Helô ultimamente está me surpreendendo, até agrião puro ela come... bem segue a receita. Até a próxima.

Bolo de Chocolate Diferente

Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de mel
50 g de manteiga
4 ovos (claras em neve)
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de purê de folhas de beterraba (cozinhar no vapor e processar as folhas)
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
50 g de chocolate meio amargo picado
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo: misturar os dois açúcares com a manteiga e bater em batedeira até formar um creme espesso. Adicionar as gemas, misturar bem. Colocar a mistura da batedeira em uma travessa maior e adicionar alternadamente o purê de folhas de beterraba com o leite e a mistura de farinha com chocolate (peneirados). Depois de misturados delicadamente, juntar a baunilha, o chocolate picado e o fermento. Colocar a um pouco dessa massa sobre as claras em neve, misturar com delicadeza, colocar o restante da massa sobre esta mistura e mexer até incorporar, sempre delicadamente. Colocar em uma forma de 30 cm de diâmetro, alta, untada e enfarinhada, e levar ao forno pré-aquecido, 180º, por aproximadamente 30 minutos.

O que não deu certo:
Coloquei em duas formas, com receio que crescesse muito, ele ficou meio baixinho, por isso falei para colocar em forma alta, a massa rende muito.
Retirei um ingrediente que achei que ficaria bom mas não ficou, frutas cristalizadas, deixam a massa muito doce. Ficaria melhor, acho, com passas ou nozes.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails