sábado, 31 de maio de 2008

Aproveite tudo: bolinhos de folha de cenoura

Ainda estou no clima de aproveitar tudo e incluir mais vegetais na alimentação. Hoje fiz um bolinho de folhas de cenoura, idéia de uma amiga, a Vera, que disse que não jogava essas folhas fora (as quais normalmente deixamos pela feira mesmo). Ela me disse: "faça bolinhos, com a massa como a de bolinho de chuva, só que salgada." Aí mexi daqui e dali, criei uma massa salgada como de bolinho de chuva e saiu assim:

Bolinhos de Folhas de Cenoura



Ingredientes
1/2 maço de folhas (com os talos) de cenoura (ou +/- 3 ramas), picadas
1/2 cebola (pequena) picada
1 ovo
1 xícara (chá) de leite
+/- 11/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de shoyu
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
1 colher (chá) de fermento em pó
1 envelope de tempero pronto para legumes (opcional)
Óleo para fritar

Preparo: misture os ingredientes da massa (ovo, leite, temperos, queijo, leite). Adicione a farinha aos poucos, a consistência tem que ficar como de bolinho de chuva (espessa, mas não muito dura). Adicione o fermento em pó e mexa bem. Junte por último as folhas picadas e a cebola. Cuidado ao fritar, o óleo não pode estar muito quente, pois o meio do bolinho pode ficar cru e queimado por fora. Coloque poucos por vez e tente fazer com um tamanho não muito grande (use uma colher de sobremesa, pingando a massa sobre o óleo) para que fritem de forma homogênea, dando tempo de massa cozinhar por dentro e dourar levemente por fora. Escorra sobre papel absorvente e sirva a seguir.

2 comentários:

Marcia disse...

Que bela idéia!

Anônimo disse...

Oi Letícia!

Estava vendo seus últimos posts, e realmente estamos em sintonia, a respeito das receitas econômicas! Porque você não manda as suas contribuições para o Na Ponta do Mouse? A idéia é essa mesmo! Todo mundo sugerindo!!

Beijos e obrigada pelo incentivo

Chris

Related Posts with Thumbnails