segunda-feira, 26 de maio de 2008

Segunda, dia da promessa!!!

Segunda-feira, o dia em que tudo vai mudar. Dieta, exercícios, colocar os papéis em ordem, ajeitar tudo o que está pendente. E toda semana o ciclo se repete. E já que segunda é o dia internacional de mudar a alimentação, vou dar a minha forcinha. Estava vendo o programa da Oprah dia desses, sempre tem alguma coisa boa. Então vi uma moça no programa chamada Jessica Seinfeld. O nome dela é conhecido por causa do marido dela, o comediante Jerry Seinfeld. Enfim, vamos falar da Jessica. Ela tinha um problema com os filhos dela que muitas de nós, mães, temos: dar aos nossos filhos alimentação saudável em uma época em que só se fala de comida pronta, montes de gordura escondidas em salgadinhos, hambúrgueres, etc. Como competir com toda esta publicidade, comida ruim com aspecto mais agradável que frutas, verduras e legumes? Vi em um programa do Jamie Oliver que as crianças inglesas não sabem diferenciar os legumes e muitos de nós também. Vejo algumas crianças e até mesmo adultos que não conhecem frutas, verduras e legumes. É um absurdo ver pessoas que vivem de hambúrguer com batata frita. Comida é algo tão bom que não deve ser negligenciado a esse ponto. Bom, depois de tudo isso, volto ao assunto da Jessica que descobriu um modo de dar coisas saudáveis e atraentes aos seus filhos: ela usa vegetais escondidos em comidas clássicas que crianças gostam. Peguei várias receitas dela no site da Oprah e estou testando-as. A primeira que fiz foi um brownie, com purê de cenoura e espinafre. Troquei algumas coisas, acrescentei outras e não é que ficou bom? O brownie passou de vilão a mocinho, com muitas fibras e muito mais saudável. Lógico, não é um brownie convencional, fica mais úmido, fofinho, mas fica ótimo. Aqui vai a minha versão:

Brownie Saudável














Ingredientes:
85 g de chocolate meio amargo derretido
1 xícara (chá) de purê de cenoura
1/2 xícara (chá) de purê de folhas de beterraba
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de chocolate ou cacau em pó
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (chá) de baunilha
1 colher (café rasa) de canela em pó
2 ovos
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de uvas passas escuras
1/2 xícara (chá) de castanhas (eu usei uma mistura de amêndoas, castanha do pará e avelãs)
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

Preparo: Em primeiro lugar, preparar os purês: cozinhar os vegetais no vapor e torná-los purês em processador ou liquidificador. Neste último caso, picar em pedaços pequenos e acrescentar um pouco de água para facilitar. Misturar os purês, acrescentar o açúcar, o chocolate em pó, a maragarina, as farinhas e misturar bem. Juntar o chocolate derretido e misturar bem. Juntar o restante dos ingredientes, colocar em forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo e levar ao forno 180 °C por aproximadamente 30 minutos.

Obs: Aqui vem a parte da saúde.
Não tenham receio de usar folhar de beterraba; no Brasil desperdiçamos muitas coisas e essa é uma delas. Tem vitaminas como A(crescimento e proliferação de células epiteliais), B1 (metabolismo de carboidratos), B2 (redução de oxidação), e minerais como cálcio (responsável pelo equilíbrio de vários sistemas corporais), ferro (prevenção de anemias), zinco (sistema imunológico, metabolismo de proteínas, enzimas e função sexual).

Fontes:
Guyton, AC, Fisiologia Humana e Mecanismo das Doenças, Ed Guanabara Koogan
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zinco


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails