quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Almoço com visita surpresa.

Estamos na terra da garoa mesmo! Faz 1 semana que por aqui faz frio em uma época que já deveria estar esquentando. A garoa cai o dia todo, não dá vontade de nada a não ser ver tv e ficar embaixo das cobertas. Então ontem estava vendo o programa da Ana Maria na casa da minha mãe, lá, à toa e pensando no almoço. Não sei se concordam comigo, mas fazer almoço todo dia é complicado, principalmente aqui em casa, não dá prá fazer qualquer coisa quando meu marido vem almoçar. Já pensei em fazer cardápio semanal, mas tem que ter disciplina e eu arrumo coisas prá fazer na hora. Então vi uma receita de Arrumadinho de Frango e na hora pensei: "é esta!" Fácil, rápido e com pouco esforço. Depois só fiz arroz prá acompanhar. E não é que meu marido traz um amigo para almoçar sem me avisar? A sorte é que ele é tranquilo, não tem frescura com comida. Isso não tá certo, no dia que faço experiência ele me vem com visita? Já dei a bronca. O melhor da história é que ficou muito bom, vou fazer de novo. Segue a receita, eu fiz meia e serviu bem 4 pessoas.

Arrumadinho de Frango

Ingredientes:
(para cozinhar o frango)
1 kg de peito de frango

2 tabletes de caldo de frango
1 litro de água
2 folhas de louro
Talos de salsinha e cebolinha a gosto
(para o refogado)
4 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho bem picadinhos
1 cebola picada
Meia pimenta vermelha picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
4 colheres (sopa) de molho de tomate
Sal e cheiro verde picado a gosto
(creme de milho)
1 litro de leite
2 latas de milho verde escorrido
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
(outros ingredientes)
Manteiga para untar
1 copo de requeijão
Batata palha para acompanhar

Preparo: Numa panela coloque o peito de frango, os tabletes de caldo de frango, o litro deágua, as folhas de louro e talos de salsinha e cebolinha a gosto. Leve para cozinhar emfogo médio por +/- 35 minutos ou até que o frango esteja cozido. Desfie com auxilio de 2 garfos e reserve. Numa outra panela em fogo médio com o azeite doure os dentes de alho bem picadinhos e1 cebola picada. Depois junte a pimenta vermelha picada, os tomates sem pele e sem sementes picados e refogue por mais 5 minutos. Adicione o frango (desfiado acima), o molho de tomate, sal e cheiro verde picado a gosto e misture bem. Reserve. Num liquidificador bata 1 litro de leite com 2 latas de milho verde escorrido, o amido de milho e a manteiga. Passe o creme por uma peneira e transfira para uma panela em fogo médio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e cozinhe por 10 a 15 minutos. Reserve. Num refratário untado com manteiga faça uma cama com o refogado de frango desfiado, por cima coloque o creme de milho e depois pingue colheradas de requeijão (1 copo) e leve ao forno pré-aquecido a 200º C para gratinar por 10 a 15 minutos. Sirva acompanhado de batata palha.

8 comentários:

Isabel Salvador disse...

bem rapidinho e bem gostosinho,lindo,jinhos amiga

Mari disse...

Amiga, realmente fazer almoço todo dia é complicado... na minha casa, é a janta, pois eu e meu marido trabalhamos fora o dia todo, e minha filha estuda em período integral. E muitas vezes a gente fica mesmo sem saber o que fazer... e assim como vc, sou de arrumar as coisas na hora, não tenho muita disciplina não.
Mas que bom que tua experiência deu certo, né? E que o amigo do teu marido gostou do prato, que está lindo e muito apetitoso.. e o melhor, prático e quase não dá trabalho! É de receitas assim que precisamos para o dia a dia... vou anotar esta sua.
Bjão!!!

ameixa seca disse...

Sorte do amigo :) Eu não me incomodava nada de comer um arrumadinho assim ;)

Anônimo disse...

Gosto do seu blog, hj resolvi comentar...rs

Tb to na terra da garoa... esse frio tá muito fora de hora, acho q a primavera ainda não conseguiu mandar o inverno embora. Um saco!

Gostei dessa receita, vai para o meu caderninho.

Bjs

Letícia disse...

Belinha, o trem é bom mesmo.

Mari, adorei essa receita, é curinga...boa prá fazer naquele dia em que estamos sem idéia (comigo acontece sempre)e suja pouca louça...rs
Eu sujo muita louça para cozinhar, aí pareço uma alucinada com a pia cheia depois.

Otávio, vou me registrar.

Ameixinha, ele gostou mesmo,hehehe. Ainda bem que era arrumadinho, se fosse bagunçado...hahaha

Dani, que bom que comentou, passa gente aqui e nem sei...já fui lá no seu blog xeretar... seja sempre bem vinda.

Bjos.

Eli disse...

Que maravilha essa receita!! Sabe que também acho complicado cozinhar todos os dias, o meu filho toma o café e já pergunta o que vai ter no almoço, almoça e já pergunta o que vai levar de lanche o que vai ter no jantar. hahaha É realmente muito dificil.

www.saboresdalica.blogspot.com

Mónica Pinto disse...

Esse arrumadinho deve ser óptimo. Fiquei de olho na receita.
Beijinhos

Letícia disse...

Oi Eliana, a minha filha é assim tbém...rs
Essas crianças só sabem comer....

Mônica, que bom que gostou, faça que é muito boa.
Bjos

Related Posts with Thumbnails