segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Bolo formigueiro: esse não tem erro.

Semana passada fiz um bolo que estava há anos no meu caderno de receitas, mas nunca dei muita importância para ele. Olhei mais atentamente para a receita do bolo e resolvi arriscar, parecia ser um bolo perfumado (e era mesmo). Mas ficou duro como pedra, mesmo tendo uma calda. E olha que dessa vez não fiz nenhuma das minhas mudanças malucas. Mas ainda assim o bolo de cerveja foi para o lixo, e eu fiquei como sempre com uma raiva danada. Porque eu tenho que inventar moda?
O negócio e fazer o bom e velho bolo formigueiro, uma receita que tenho da época que as empresas mandavam prá gente receitas pelo correio, quantas cartas escrevi para serviços de atendimento ao consumidor pedindo receitas. Essa foi enviada pela Refinações de Milho Brasil, fabricante da Maizena. O bolo é fácil e delicioso. Nesse fiz adaptações, afinal a receita já era minha velha conhecida, aí dá prá brincar um pouco.

Bolo Formigueiro
(adaptado - Receitas de Maizena)


Ingredientes:
2 ovos (claras batidas em neve)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de maionese (usei light)
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de Maizena
1 xícara (chá) de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de chocolate granulado
(cobertura)
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Chocolate granulado para decorar

Preparo: Peneire junto a farinha com a Maizena. Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Junte as gemas uma a uma e bata mais um pouco. Tire a tigela da batedeira, acrescente a maionese e mexa com delicadeza. Vá intercalando o leite com a mistura de farinha e maizena, mexendo a cada adição. Junte o coco e misture bem. Acrescente o fermento. Junte as claras em neve, mexa com delicadeza e misture o chocolate granulado, sem bater. Coloque em assadeira retangular (média), untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido (180º C) por 35 minutos.
(cobertura) - Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até levantar fervura. Cubra o bolo, coloque o granulado e espere esfriar.

6 comentários:

Mari disse...

Lê, dá uma raiva danada mesmo quando uma receita nossa não dá certo.. teretetê eu passo um nervoso desses!
Nada melhor do q um bolo delicioso como este para espantar a bronca né? Bolo formigueiro é bom demais, e o seu ficou lindo... bjãooo

Eli disse...

Eu também fico tão triste quando faço uma receita e não dá certo. Bolo formigueiro é muito gostoso!

www.saboresdalica.blogspot.com

ameixa seca disse...

Mas essa correu bem... hoje estou com vontade de chocolate :) Essa fatia está fazer-me olhinhos he he

Letícia disse...

Meninas, adoro esse bolo, ainda bem que sempre dá certo. Detesto quando as coisas não vão bem, não estamos em tempo de desperdício, por isso detesto jogar coisas fora. Bjos.

Neyma disse...

Leticia querida,
Entendo vc perfeitamente, pq há duas semanas atras joguei dois bolos fora...ai que odio!!!
O importante é não desistir, ou... ir para uma velha receita para levantar a moral.
Beijinhos

Letícia disse...

Oi Neyma, dá uma raiva, né? Mas eu não desisto, às vezes reformulo a receita e faço de novo...rs
Ou faço outra até a raiva passar...haha
Bjos

Related Posts with Thumbnails