segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O chuchu que eu mais gosto.

É engraçado como as coisas que minha avó fazia são lembranças recorrentes na minha cozinha. Está receita era dela, nunca vi ninguém fazer e ela chamava de suflê de chuchu. Não me perguntem porque, eu sei que souflé é algo diferente, esta receita está mais para um creme, mas independente do nome é o jeito que mais gosto de comer chuchu. Faço como acompanhamento de arroz, feijão e bife e adoro! Pena que é outra daquelas que eu como sozinha, então tenho que usar 1 chuchu.

Suflê de Chuchu (ou creme, se preferir)
Ingredientes:
2 chuchus, sem casca, cortado em pedaços e cozidos
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho, picado
1 colher (sopa) de amido de milho
Sal, pimenta do reino e cheiro verde à gosto.

Preparo: Bata no liquidificador o chuchu com o leite e o amido, até ficar homogêneo. Frite a cebola e o alho no azeite, junte a mistura do liquidificador e mexa até engrossar. Tempere com sal, pimenta e cheiro verde à gosto. Sirva quente como acompanhamento.

10 comentários:

Mari disse...

Letícia, eu também conheço essa receita como suflê de chuchu! Faço um pouquinho (quase nada) diferente, é deliciosa, né? Receita da minha avó também... esses pratos que lembram nossa infância são bons demais, né?
Beijos querida!

Letícia disse...

Que engraçado, Mari. Porque será que é Suflê de Chuchu? E eu que achei que só eu conhecia...mundo pequeno. Esse era um dos meus preferidos, sempre pedia prá vó fazer... com bife de chapa...rs
Muito bom. Bjos.

Eli disse...

Sabe que eu amo chuchu e sempre faço refogadinho ou o souflê mesmo, mas o meu é bem diferente. Fiquei tão encantada com sua receita que não vejo a hora de ir a feira amanhã. Delícia!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Isabel Salvador disse...

nunca provei chchu amiga,mas até fica muito bem,jinhossss

Baú da Conceição disse...

Que bom, já tenho mais uma receitinha para aproveitar os chuchus que tenho em casa.
Beijinhos.

Letícia disse...

Oi Lica, não costumo consumir muito chuchu, mas adoro essa receita.

Belinha, chuchu é um cara meio estranho, acaba pegando o gosto daquilo que a gente coloca com ele, mas é bom.

Conceição, essa é uma das poucos que conheço.

Bjos

Neyma disse...

Ola Leticia,
Há muitos anos fazemos em nossa familia esta receita e também chamamos de sufle de chuchu. A unica diferença é que colocamos queijo parmesão.
Saudade deste gostinho de infancia!!
Parabéns pela receita!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Aqui não é fácil encontrar chuchu mas eu já provei na sopa. Fica muito bom. També sei que ele é bom de outras maneiras... esse creme ficou com bom aspecto :)

Unknown disse...

Leticia,

é duro ter familia hahahaha
Um dia a gente marca e comemos só coisinhas que adoramos.
bjs

Letícia disse...

Neyma, fiquei muito curiosa prá saber a origem dessa receita, já são duas pessoas além de mim que conhecem.

Ameixinha, quem diria que chuchu é difícil de encontrar em Portugal, aqui tem o ano todo.

Nana, esse almoço vai ser prá poucos convidados, já que não gostam de nada...hahaha.

Bjos.

Related Posts with Thumbnails