quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Spaguetti alla Putanesca

A receita escolhida para participar do desafio La Pasta do blog Quattro Ragazze Brasiliane foi Spaghetti Alla Putanesca, receita típica da região de Campania, cuja cidade mais famosa é Napolis, que dizem ser a cidade de origem da receita. É uma das massas mais conhecidas no mundo e a história do molho é bem interessante. Reza a lenda que este molho foi inventado pelas moças de vida difícil de Nápolis (por isso se chama putanesca). E a vida era difícil mesmo, pois fora criado na época da guerra, onde a falta de comida faz com que a criatividade entre em prática. Como a região de Campania é produtora de peixe, nada mais óbvio que usar peixe para um molho de macarrão. E peixe em conserva, anchova, que durava mais tempo que o fresco. Os outros produtos, também em conserva (alcaparras, azeitonas), fazem com que este prato tenha sabor forte, possa ser feito com aquilo que tem na despensa (e que pode ser armazenado), de forma rápida e seduz a quem come (dizem que esse era o outro objetivo desta receita, seduzir os clientes). E não é que dá certo? Quem saboreia se apaixona.
Outra lenda a respeito desta receita diz que foi criada por uma mulher que traia o marido e tinha medo que o marido chegasse antes do jantar estar pronto, e ela precisava de uma receita rápida para não se atrasar. Será?
Enfim, esta é uma das minhas preferidas, me lembra quando eu vinha de Itu para São Paulo com a minha mãe para visitar meu pai e ela me levava para almoçar em um restaurante que já não existe mais em São Caetano, chamado Mama Mina. Foi lá que comi este prato pela primeira vez, ainda me lembro do cheiro, marcante... mas a massa não era spaghetti, não me lembro qual era, mas lembro bem que minha mãe pedia massa à putanesca e eu pedia lasanha e dividíamos as porções, um pouco de cada no meu prato e eu ficava feliz...
A diferença da minha receita é que fiz com spaghetti nero sépia, que achei que combinava bem com este molho, por ser a massa feita com tinta de lula. E fica com um visual lindo.
Segue a receita.


Spaghetti Alla Putanesca

Ingredientes:
(para 3 porções)
300g de spaghetti
(molho)
1 vidro de molho de tomates com alcaparras
30g de anchovas em óleo
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de pimenta calebresa seca
1 colher (café) de erva doce
3 colheres (chá) de alcaparras
10 azeitonas pretas, picadas
1 dente de alho, picado
1/2 colher (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de salsa fresca, picada


Modo de Preparo: Coloque o spaghetti para cozinhar conforme instruções da embalagem. Coloque o azeite em uma panela e frite o alho, sem deixar escurecer. Junte as anchovas e a erva doce, frite por mais um minuto. Junte o molho de tomates e deixe ferver. Acrescente o orégano, a pimenta calabresa, as azeitonas e as alcaparras. Retire a massa "al dente" do fogo, escorra e passe para a panela com o molho para que termine o cozimento. Junte a salsa picada e sirva a seguir.

P.S.: Visitem o Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, vejam as regras do desafio La Pasta e participem!

Fonte: http://mangiachetefabene.wordpress.com/2007/05/29/spaghetti-alla-puttanesca/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_puttanesca

4 comentários:

ameixa seca disse...

Adorei o nome eh eh Bem me parecia que o Putanesca vinha da má vida :)
Nunca provei esse spaguetti nero mas já vi à venda. Tenho muita curiosidade... sei que o sabor é igual, né?

Letícia disse...

Oi Ameixa, o sabor não muda, mas a sensação pela cor é diferente, é engraçado... e deixa o prato bonito, exótico, compre, é bem legal prá fazer uma boa figura...rs
Bjos.

Luciana Betenson disse...

le eu tb amo putanesca, eh um dos meus preferidos, alias eu comi ontem aqui...juro!! :) Num italiano chamado biagi's vou fazer sua receita pois nao tenho uma, nunca fiz em casa.bjs lu

Letícia disse...

Eita Lú, comeu ontem...isso que é tranmissão de pensamentos...rs
Faz sim, fica muito boa, só cuidado coma pimenta, eu costumo exagerar...bjos

Related Posts with Thumbnails