Quando vi essa receita tive que fazer, na hora e foi o almoço ideal para uma quarta feira fria e chuvosa. Ai que coisa boa!
Vejam o vídeo dessa delícia....
Pirão de Queijo
Ingredientes: (creme) 1 litro e meio de leite 1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina 200 g de mussarela ralada 150 g de queijo parmesão ralado 1 copo de requeijão (250 ml) 1 caixa de creme de leite Sal a gosto 1 pitada de noz moscada ralada (recheio) 500 g de carne moída Meia cebola picada 2 tomates sem pele e sem sementes picados Sal, orégano e pimenta à gosto 1 pitada de canela moída 1 cubo de caldo de carne 1/2 pimentão verde 1 dente de alho picado (montagem) Mussarela ralada a gosto Queijo parmesão a gosto Pão italiano cortado em fatias de médias 500 ml de caldo de carne
Preparo:Numa panela, em fogo médio, coloque 1 litro e meio de leite e 1 xícara (chá) de farinha de mandioca e mexa sempre até ferver e engrossar(3 a 5 minutos). Acrescente 200 g de mussarela ralada, 150 g de queijo parmesão ralado, 1 copo de requeijão (250 ml), 1 caixa de creme de leite, tempere com sal a gosto e 1 pitada de noz moscada e misture bem até ficar cremoso. Reserve. Numa frigideira coloque 500 g de carne moída e refogue com 2 colheres (sopa) de azeite. Deixe dourar, acrescente a cebola picada, o tomate , o pimentão, o alho e tempere.Refogue até a carne ficar com o mínimo de caldo e reserve. Num refratário redondo untado com óleo coloque uma camada de pão italiano, regue com caldo de carne, coloque metade do pirão, depois a carne moída (já dourada) e finalize com a outra metade do pirão. Polvilhe queijo mussarela e queijo parmesão a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por +/- 15 minutos para gratinar.
PS: eu fiz algumas modificações e deram certo: coloquei metade da quantidade de farinha no pirão e acrescentei um pacote de creme de queijo. Coloquei no lugar do pão italiano pão francês. Dica do marido: o maridão achou que trocando parte da mussarela por provolone poderia ficar com sabor de queijo mais acentuado. Acho uma boa idéia essa. Da próxima tento assim.
Essa foi a sobremesa que fiz para minha mãe levar em um churrasco que ela foi no sábado. Eu fiquei só na vontade e o pior que minha mãe também, quando ela foi comer já tinha acabado, ô dó! Acho que vou ter que fazer de novo.... Pavê de Morangos
Ingredientes: (creme) 1 L de leite 2 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de amido de milho 200 ml de creme de leite uht 1 lata de leite condensado 1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha (calda de morangos) 500g de morangos amassados 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro 2 colheres (sopa) de vinho do Porto (ou rum) (montagem) 300g de biscoito champagne 300g de morangos
Preparo: (calda de morangos) - Depois de limpos, amasse os morangos com um garfo, junte o açúcar de confeiteiro e o vinho do Porto. Misture bem e reserve. (creme) - Junte o leite, leite condensado, a manteiga e o amido de milho. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Espere esfriar, junte o creme de leite e a baunilha e utilize. (montagem) - Coloque um pouco da calda de morango no recipiente onde for montar o pavê. Pegue os biscoitos e passe pela calda rapidamente e ajeite no recipiente. Faça uma camada com o creme e intercale as camadas (biscoitos passados pela calda de morangos e creme) finalizando com o creme. Decore com os morangos. Leve para gelar coberto com filme plástico.
É por isso que adoro os meses de inverno..... muitos morangos por preços bem baixinhos. Aí dá prá inventar, usar e abusar desta maravilhosa fruta! Então aí vai uma receita de torta de morango rapidinha, fiz a minha em 1 hora, entre massa e recheio. Demora mais tempo na geladeira, oh agonia, ter que esperar o recheio firmar. Mas a espera valerá a pena!
Torta de Morango
Ingredientes:
(massa)1 e1/2 xícara (chá) de farinha de trigo1/2 xícara (chá) de amido de milho2 colheres (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de óleo1/2 xícara (chá) de açúcar1 colher (chá) de extrato de baunilha1 colher (café) de canela em pó+/- 1 xícara (chá) de leite
(recheio)2 pacotes de gelatina diet de morango dissolvidos em 1/4 de xícara (chá) de água fervente1 pacote (12g) de gelatina em pó sem sabor preparada conforme instruções da embalagem250g de morangos amassados3 colheres (sopa) de açúcar2 colheres (sopa) de vinho do Porto (ou conhaque)1 caixinha de creme de leite (200g)Morangos para decorar
Preparo: (massa) - junte os ingredientes secos, acrescente o óleo, a manteiga e a baunilha e vá mexendo com a ponta dos dedos. Vá colocando o leite aos poucos, atá a massa ficar uma bola lisa e homogênea (não coloque o leite todo de uma vez para não perder o ponto). Forre uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro, fure o fundo da massa e leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por 15 minutos. Retire, espere esfriar e reserve.
(recheio) - Após dissolver a gelatina diet, espere esfriar. Dissolva a gelatina sem sabor e reserve. Amasse os morangos com o açúcar e o vinho do Porto com um garfo. Misture aos morangos os demais ingredientes do recheio, coloque sobre a massa fria, alise e leve para gelar por 4 horas. Decore com os morangos.
...você junta tudo e faz um nhoque multitubérculos (será que esta palavra existe?). Mas foi isso que eu fiz na sexta passada. Tinha um pouco de mandioquinha, um pouco de mandioca, um pouco de batata, um pouco de batata doce e sozinhas não iam dar em nada. Então cozinhei todas, juntei e fiz um nhoque muito bom.
Nhoque de Tubérculos
Ingredientes: 600g de tubérculos variados (usei batata, batata doce, mandioquinha e mandioca) 1 ovo 300g de farinha de trigo (colocar até dar o ponto, soltar das mãos facilmente) Sal a gosto
Preparo: cozinhe os tubérculos até ficarem macios. Não coloque todos juntos para cozinhar pois cada um tem o seu tempo de cozimento. Amasse-os e espere esfriar. Adicione o sal e o ovo e mexa bem. Vá acrescentando a farinha até dar o ponto. Modele os nhoques enrolando em cordões e cortando. Leve para cozinhar em água fervente. Estarão prontos quando subirem para a superfície da panela. Sirva com molho de sua preferência.
Estou há tempos querendo fazer este bolo, hoje criei coragem (o frio tá me deixando com a maior preguiça) e fiz. A receita é do Álvaro Rodrigues e, como sempre, dei uma mexidinha, de leve....
Bolo Formigueiro de Cenoura
Ingredientes: (massa) 4 ovos inteiros 4 cenouras médias, raspadas e picadas 2 xícaras (chá) de açúcar refinado ¾ xícara (chá) de óleo de milho 1¾ xícara (chá) de farinha de trigo 1/3 xícara (chá) de aveia em flocos (na receita original substituir por quantidade igual de farinha de amêndoas) 1/3 xícara (chá) de coco ralado seco, hidratado ou fresco 1 colher (chá) de essência de baunilha 1/3 xícara (chá) de chocolate granulado 1 colher (sopa) de fermento em pó (cobertura) 100 g de chocolate meio-amargo bem picado 25 g de manteiga extra sem sal, macia 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado 3 colheres (sopa) de cacau em pó peneirado 4 colheres (sopa) de leite frio (aproximadamente 60 ml)
Preparo: (massa) - Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes até obter um creme homogêneo. Coloque a mistura obtida em uma tigela grande, agregue os demais ingredientes e envolva delicadamente até obter uma massa homogênea. Distribua a massa em uma fôrma com furo central, de 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido à 200ºC até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Deixe esfriar completamente, espalhe a cobertura e decore a gosto. (cobertura) - Em uma panela pequena coloque todos os ingredientes, leve em fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme brilhante e que envolva as costas da colher. Empregue o creme ainda quente sobre o bolo frio, deixe esfriar e decore. (decoração) - Raspas de chocolate ou chocolate granulado, cenourinhas de marzipã ou de pasta americana (eu usei confeitos prateados mesmo e fiz em forma retangular de 30 cm)