sábado, 14 de junho de 2008

Voltando ao tema: comida de vó.

Essa receita é clássica, pelo menos era lá em casa. A minha avó fazia essa torta e tenho certeza que só quem conhece é quem é da família. Se eu não me engano ela aprendeu a fazer essa receita com a minha bisa, mãe do meu avô, que também cozinhava que era uma coisa. Ainda lembro do cheirinha de feijão com louro da casa dela. Acho que é por isso que ponho louro em tudo, é um tempero que eu adoro. Bem , voltando à torta, eu queria muito fazer essa receita, a qual não fazia há muito tempo e queria colocar aqui porque é muito diferente. É uma das heranças da minha avó que fazia sem receita nem medida, assim como eu, mas tive que adaptar senão não tem como alguém reproduzir.

Torta de Batata da Vó

Ingredientes:
Massa:
-1,5 quilo de batatas cozidas e amassadas
-1/2 xícara (chá) de cheiro verde picadinho - salsa e cebolinha
-sal e pimenta do reino a gosto
Recheio:
-1/2 quilo de carne moída
-2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
-1/2 pimentão verde picado (ou vermelho)
-1 cebola pequena picada
-2 dentes de alho amassados
-1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
-1/2 xícara (chá) de cheiro verde picadinho
-temperos a gosto (sal, pimenta, shoyu, vinagre)

Demais ingredientes:
-1/2 xícara (chá) de óleo
-1 xícara (chá) de farinha de rosca


Preparo: Após cozinhar e amassar as batatas acrescentar o cheiro verde, sal
e pimenta. Misturar bem e reservar


Recheio: Refogar a carne no óleo até que a mesma fique sem água e soltinha.
Acrescentar 1 colher (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de shoyu,
a cebola, o alho, o pimentão, a azeitona, pimenta-do-reino
e sal a gosto. Continuar refogando para cozinhar
estes ingredientes.
Desligar o fogo, acrescentar o cheiro verde e reservar.
Montagem:Em uma frigideira grande, colocar
1/4 de xícara (chá) de óleo e
polvilhar com a
metade da farinha de rosca.


Abrir a metade da massa em pequenas porções na mão
e acomodá-la na frigideira grande
de modo
que não tire a mistura de farinha e óleo do lugar.
 Rechear  a massa com a carne e cobrir o recheio com o
retante da massa, procedendo da mesma forma.
Levar ao fogo por alguns minutos até dourar a farinha. Após esse período,
virar a torta em um prato colocar o restante do óleo na frigideira e
cobrir com a farinha de rosca.
Acomodar o lado da torta que estava para cima na frigideira virado
para baixo. Cuidado para não quebrar.
Acertar possíveis partes que ficaram quebradas nas pontas e
deixar dourar. Retirar da frigideira e servir quente.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails