terça-feira, 3 de junho de 2008

Temperos: sempre algo especial

A dica de hoje é muito simples, de uma coisa que sempre tenho em casa desde que aprendi a fazer: sal de ervas. Sou uma apaixonada por especiarias, temperos, condimentos em geral. Uma vez estava fazendo molho de macarrão, bolonhesa básico, e uma amiga (Rô) vendo que coloquei muitas ervas me disse," nossa, vou ter que anotar tudo o que você colocou aí". Achei engraçado, pois quem gosta de cozinha tem mania de ter temperos de todos os lugares, aromas, cores, isso me atrai. Quer me deixar maluca, me manda com dinheiro pra Mercado da Cantareira (famoso Mercado Municipal de São Paulo), que além de lindo tem tudo o que se imagina e não se imagina. Uma mistura incrível de cores, aromas, sabores e achamos produtos de qualidade com bons preços. Mas o assunto é o sal, que aprendi com uma matéria sobre saúde e qualidade de vida no Globo Repórter. Lá ensinaram a fazer esse sal para que haja a redução do consumo de sódio diário, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida. Só pra ter uma idéia o recomendado é que se consuma diariamente, no máximo, 6g de sal. Em termos práticos isso equivale ao que cabe em uma tampa de caneta. Podem ter certeza que consumimos diariamente muito mais que isso, o que pode alterar nossa pressão sanguínea e causar sérios danos à saúde (infartos, avc - famoso derrame, etc) Quem sabe não abrimos mão desse recurso saboroso e começamos a diminuir o consumo de sal em nosso dia-a-dia, melhorando a saúde de maneira gostosa?

Sal de Ervas

Ingredientes:
1 xícara (chá) de sal
1 xícara (chá) de alecrim desidratado
1 xícara (chá) de óregano seco
1 xícara (chá) de manjericão seco

Preparo: misturar os ingredientes e bater no liquidificador. Guardar em vidro com tampa hermética para conservar os aromas.
Dica: o gosto do alecrim fica bem forte, que não gostar, diminuir um pouco do alecrim e aumentar a erva que gostar, nunca aumente a quantidade de sal, afinal a intenção é diminuí-lo.
Costumo usar esse sal no feijão, tempero de saladas, carne de porco e na água do cozimento do macarrão e para escaldar arroz para risotto.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails