terça-feira, 10 de junho de 2008

Lombo recheado com linguiça defumada

Faz tempo que estava com vontade de fazer um lombo assado, douradinho por fora e macio por dentro. Aqui em casa não temos o hábito de comer carne de porco. Fiz ontem e o meu marido já falou, "está muito bom, mas lombo só daqui dois meses". Prá ele todo dia é dia de arroz, feijão e bife. Então tá, que posso fazer? Minha criatividade quase some, mas eu resisto e mudo um pouco as coisas. Pelo menos a cada dois meses...

Lombo Recheado

Ingredientes:

1 lombo de porco de aproximadamente 1 kg, limpo (mantenha um pouco da capa de gordura para ajudar no cozimento)
(tempero)
Suco de 2 limões
1 colher de sopa de sal de ervas + 1/2 colher (sopa) de sal
1 ramo pequeno de alecrim
1 colher (sopa) de shoyu
3 folhas de louro
2 dentes de alho, picados
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
(recheio)
2 linguiças defumadas
(para acompanhar)
500g de batatas cozidas, com casca, em água e sal

Preparo: Faça alguns furos com uma faca no lobo para que o tempero penetre na carne. Coloque o lombo em um saco plástico e junte todos os ingredientes do tempero. Feche o saco e mexa bem, para que tudo se misture. Deixe na geladeira por 12 horas. Abra o lombo conforme a foto abaixo (como uma manta):

Coloque as linguiças no meio do lombo e feche-o, dobrando uma ponta sobre a outra e espetando palitos de dente, como grampos.


Coloque em forma forrada com papel alumínio com a abertura para baixo, junte a marinada, feche o papel, envolvendo o lombo e leve ao forno pré-aquecido, 180 C, por 1 hora.

Enquanto isso, prepare as batatas: coloque as batatas para cozinharem por 5 minutos na panela de pressão. Retire da panela, descasque e corte em fatias e 2 cm. Reserve. Elas não podem cozinhar muito porque irão para o forno. Passada 1 hora, abra o papel alumínio e deixe o lombo mais 1 hora no forno. Coloque as batatas na forma com o lombo e deixe até o lombo ficar dourado e as batatas ficarem douradas e macias (cerca de 20 minutos)
E eles ficam assim:

PS: não esquecer de retirar os palitos, como eu fiz...

2 comentários:

Rose Oliveira disse...

Olá letícia.
Que lombo maravilhoso, hum...deu água na boca.
bjs.

Unknown disse...

E aí Leit... , vi seu blog ficou muito legal, deu saudades de minha mãe e do meu pai. Você está de parabéns!!! Logo que puder te mando alguma idéia de receita minha. Bjão

tiotio Alex!!

Related Posts with Thumbnails