quinta-feira, 12 de junho de 2008

Macarrão de Quinta Feira

Ontem eu cozinhei só almoço, mas como estávamos em uma quinta-feira, fiz algo simples, mas gostoso. Em casa os dias de comer macarrão sempre foram quinta e domingo. Minha avó sempre fazia macarrão nesses dias. Acho que isso é meio coisa de paulista, segunda virado a paulista, terça bife a role, quarta feijoada, quinta macarrão e sexta peixe. Não sei se sabem do que estou falando, mas se andarem por São Paulo em qualquer restaurante que serve prato feito a coisa acontece mais ou menos nessa ordem durante a semana. Meu tio mora no Rio de Janeiro, também adora cozinhar e diz que lá isso não existe. Então como ontem prá mim era dia de macarrão, inventei um meio maluquinho, rápido e gostoso, na medida prá matar o desejo de comer massa. E especial para o dia dos namorados.

Macarrão Bicolor

Ingredientes:
400 g de massa curta
(molho de carne)
250g de patinho moído
1/2 cebola grande, picada
1 dente de alho, picado
600g de tomates, sem pele e sem sementes, picados
1/2 pimentão vermelho, picado
1 cenoura, ralada no ralo grosso
1/2 colher (sopa) de aceto balsâmico
1 lata de tomates pelados
1 colher (sobremesa) de açúcar
5 azeitonas verdes, picadas
Temperos a gosto (usei ervas da minha "horta", (manjericão, tomilho), além de cheiro verde, sal, pimenta, canela, orégano e páprica picante)
(molho branco)
2 colheres (sopa cheia) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
400 ml de leite frio
Temperos a gosto (sal, pimenta e noz-moscada)
Queijo parmesão para polvilhar
Salsinha picada para decorar

Preparo: (molho de carne) - Comece com os tomates: para quem não sabe tirar a pele, é bem simples, faça um corte em cruz na parte de baixo do tomate e retire a parte onde ficava o cabinho (aquela parte preta). Coloque água em uma panela para ferver. Quando ferver, coloque lá os tomates e deixe por 2 a 3 minutos. Retire, coloque em uma travessa e deixe descansarem mais 5 minutos. A pele sai fácil, não dá o menor trabalho. Para retirar as sementes, abra o tomate ao meio e esprema as metades. Nunca lave o tomate para retirar a semente, o sabor vai embora junto com a água. Pique bem os tomates.
Feito isso, coloque o azeite numa panela de pressão, de preferência com anti-aderente. Se não tiver panela de pressão com anti-aderente, faça em panela comum também revestida, só irá demorar mais para ficar pronto. Panela de alumínio o tomates não combinam. Coloque a carne e refogue até que esteja soltinha e cozida. Junte a cebola, o alho, o pimentão, a cenoura, o aceto balsâmico e mexa por 3 minutos. Adicione os temperos, as azeitonas, os tomates picados e os tomates pelado. Nesta hora junto 1 colher (sobremesa) de açúcar, que não tira a acidez, mas dá essa sensação. Mexa bem, feche a panela de pressão e cozinhe por 20 minutos, após pegar pressão. Retire do fogo, deixe perder a pressão e reserve.
(molho branco) - Derreta a manteiga e frite a farinha de trigo. Adicione o leite frio aos poucos, mexendo se possível com auxílio de um fouet. Mexa até engrossar e cozinhe por mais 3 minutos para não ficar com gosto de farinha. Espere esfriar e tempere a gosto
(montagem) - Cozinhe o macarrão levando em conta a proporção de 1 litro de água para cada 100g de massa. Não esquecer de colocar o sal na água. Retire a massa "al dente" e divida em duas partes. Misture cada parte com um tipo de molho, reservando um pouco de cada molho para depois. Coloque o macarrão com molho branco em um refratário, polvilhe com o parmesão. Por cima dele coloque o macarrão com molho de carne. Cubra com
os molhos reservados e parmesão. Leve ao forno 200º C para gratinar, retire do forno e polvilhe salsa picada bem fina.

Rendimento: 4 porções.

2 comentários:

Mónica Pinto disse...

Esse macarrão é óptimo para comer em qualquer dia! Deve ser uma delícia.
Beijinhos

Akemi disse...

Lembro bem destes "dias de..." nos restaurantes de São Paulo! rss
Aqui é servida uma marmita muito ruim na fábrica e entre os brasileiros ficamos brincando, hoje vai ter feijoado, hoje vai ter lasanha... sendo que sabemos que vai é uma bela gororoba nos esperando! rsss
Vc precisa ver a quantidade de comida que é jogada fora no refeitório! E não é só brasileiro que não come, mesmo os japoneses não conseguem comer, acredita?
Enfim, amei este molho, vai tanta coisa que não tem como alguém não resistir! E achei o fino do luxo vc dizer que tirou as ervas da sua hortinha! Fico verdinha de inveja quando ouço alguém falando isso!
Bjs e bom domingo!

Related Posts with Thumbnails