quarta-feira, 25 de junho de 2008

Taça de Frutas


Estava com vontade de fazer essa receita há dias. Apesar de não ser muito fã de sagu, acho que vou mudar de idéia. Em casa o sagu era feito sempre da mesma forma, com vinho, suco de uva e especiarias. Nunca comia porque não gostava, sei lá porque. Mas estava procurando na minha montanha de livros e revistas uma receita de um doce fácil e diferente, quando encontrei um livrinho promocional da Nestlé, só com doces. Eu sempre fui fã das receitas desta empresa, sempre dão certo e ficam deliciosas. Há anos atrás, quando ainda era adolescente, já tinha a mania de colecionar receitas. Fazia cadernos, pegava todas as embalagens que minha avó jogava fora para copiar receitas e descobri um jeito de receber tudo encadernado: enviando pedido de livros por correio para as empresas fabricantes de alimentos. Recebi montes de livrinhos e recebo, da Nestlé, até hoje. São uma fonte de inspiração, sem dúvida. Bem, encontrei uma receita diferente e prá lá de fácil. É uma taça de frutas com sagu, a qual até eu comi e gostei. Essa vai prá listinha!

Taça de Frutas


Ingredientes:
1 xícara (chá) de sagu
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
Água o suficiente
Frutas a gosto (A sugestão original é: 2 kiwis picados, 1 manga pequena picada e duas goiabas vermelhas picadas. O que eu usei: 20 uvas rubi cortadas ao meio, 2 maçãs picadas e 10 morangos fatiados)
1/2 pacote de coco ralado (eu coloquei, não faz parte da receita original)

Preparo: Cozinhe o sagu em água fervente até que fique transparente. Escorra e passe pela água fria. Junte o leite condensado e o leite de coco ao sagu, misture bem e leve para gelar até o momento de servir. Misture as frutas, distribua em taças e cubra com o sagu. Sirva a seguir.
Minhas mudanças: eu coloquei o sagu para ferver em 1 litro de água inicialmente e fui colocando água quente, aos poucos, conforme o sagu engrossava, até ficar totalmente transparente. Não escorri o sagu conforme a receita, usei a mistura integral. Coloquei coco ralado junto com os outros ingredientes. É importante colocar as frutas só na hora de servir. Assim as frutas se mantém frescas.

4 comentários:

Unknown disse...

Ficou muito bonito.
Já vi algumas receitas utilizando o sagu em pratos salgados.
Ainda não tive curiosidade em usar.
Bjss querida

. disse...

Minha mãe gostava de fazer sagu com suco de abacaxi,vc já experimentou fazer?
Ficava uma delícia,e com vinho também.
Uma outra maneira que ela fazia...Faça um rocambole,recheie a gosto.Faça um sagu de vinho...espere esfriar...corte as fatias de rocambole e vá ajeitando num pirex redondo e intercale o doce de sagu,a última camada é de bolo.
Aperte bem com as mães e leve à geladeira,na hora de servir,vire sobre um prato de vidro...maravilhoso...
Bjs

Letícia disse...

Oi Sonia, eu fiz com suco de abacaxi no Natal, mas era como uma salada de frutas e parece que o pessoal aqui de casa não gostou, acho tbém que pq tinha muita comida, então acabou indo para o lixo. Mas essa idéia do rocambole eu gostei, fica como um pavê? Será que dá pra fazer com bolo? Vou testar essa. Beijo e obrigada pela dica.

. disse...

Leticia

Pode sim,qualquer bolo,desde que seja mais firme.
O sagu de abacaxi,fica igual ao do vinho,não pode pôr muita água,se não fica muito mole,vc bate o abacaxi com um pouco de água,e pode colocar também pedacinhos do abacaxi no meio.
Abços

Related Posts with Thumbnails