terça-feira, 24 de junho de 2008

Tempurá de morango e banana

Pensei nesta receita primeiro porque o nosso rei é o morango, uma fruta maravilhosa, com a qual se pode fazer uma infinidade de preparações. Mas eu queria algo diferente e ao mesmo tempo gostoso. Além disso estamos em tempo de comemorar os 100 anos da imigração japonesa e nada melhor para homenagear a colônia que fazer um prato típico, mas com ingredientes diferentes. Pode parecer esquisito, mas a mistura dos sabores é algo surpreendente. Até pensei que não fosse dar certo, mas me enganei, ficou muito bom.

Tempurá de morango e banana

Ingredientes:
(porção para duas pessoas)
1 banana prata cortada em 6 fatias
4 morango lavados, secos e com a folhinha
Óleo para fritar
(massa)
1/4 xícara (chá) de amido de milho
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de fermento em pó (a ponta da colher de café)
Água gelada o suficiente
(molho)
1/2 colher (sopa) de mel
Gengibre ralado a gosto
Gotas de limão
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de shoyu

Preparo: (molho) - misture todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo para reduzir um pouco. Deve ficar como um caramelo fino. Prepare antes.
(massa) - colocar a farinha, o amido de milho e o fermento em uma travessa e misturar. Juntar a água aos poucos. Teste o ponto: coloque a ponta do seu dedo na massa e ele deve ficar levemente coberto.
(montagem) - Passar as frutas pela massa e fritar rapidamente, a massa não pode escurecer. Para testar o óleo, jogue um pouco da massa, ela deve fritar rapidamente. Monte o tempurá nos pratos e sirva imediatamente com o molho.

2 comentários:

risonha disse...

olha só que sobremesa mais original..
e que bela participação para o rei da quinzena.
estás de parabéns

Akemi disse...

Letícia, eu amo tempurá mas nunca comi na versão doce! Adorei mais esta sugestão! Se eu fosse você, não saberia qual receita escolher para o evento, é uma melhor do que a outra! Bjs

Related Posts with Thumbnails