quarta-feira, 11 de junho de 2008

Lá se foram as bananas...que bom, viraram bolo!


Esse tal bolo de banana está na moda, vi muitos nos últimos dias andando por blogs aqui e ali. Todos muitos diferentes, com chocolate, limão, com banana em pedaços, amassadas, de todo jeito. Eu estava com bananas em casa e sempre ouço meu marido falando prá minha filha," coma as bananas, vão estragar". É sempre a mesma história, aí elas começam a ficar pintadinhas e começa a correria prás bananas não estragarem. Surpreendentemente desta vez eu tive que pedir para que não as comessem, pois queria fazer o bolo. Só ouvi minha filha reclamando, "Pô mãe, justo hoje que eu queria banana?"
Dá prá entender? Mais ela foi recompensada, o bolo ficou muito bom. Sempre faço este bolo em casa e é uma receita de uma revista que era muito boa, mas acho que não existe mais. Chamava Cozinha Criativa.
Mais um prá confundir a cabeça de todo mundo. Ainda bem que podemos escolher. Um a cada dia.

Bolo de bananas
(receita da revista Cozinha Criativa, Edição Especial, nº 3, 1996)


Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de manteiga
(100g)
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de água
4 bananas-nanicas, maduras, cortadas em rodelas de 0,5 cm de espessura (eu adaptei porqu só tinha duas bananas, cortei em fatias, no sentido do comprimento)
2 colheres (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo especial
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
4 gemas (ovos em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de casca de limão ralada
1 xícara (chá) de açúcar peneirado
4 claras batidas em neve firme, mas não secas

Preparo: Prepare o caramelo colocando a manteiga em uma forma de 23 cm de diâmetro até que derreta. Junte o açúcar mascavo e a água e cozinhe, mexendo com colher de pau, até que o açúcar dissolva e se forme um caramelo. Tire a forma do fogo e distribua as bananas sobre o caramelo. Se estiverem em rodelas, forme círculos, de forma que fique levemente sobrepostas. Polvilhe com a canela em pó e reserve.
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Bata as claras em neve e reserve. Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal e reserve. Bata as gemas na batedeira até que fiquem fofas e esbranquiçadas. Junte a manteiga derretida, a baunilha e as cascas de limão. Acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Junte os ingredientes secos aos poucos e bata até incorporar. (eu mantive a batedeira ligada durante todo o processo)
Coloque 1/3 das claras em neve sobre a massa e mexa com auxílio de um fouet, delicadamente, até a clara se incorporar à massa. Coloque essa massa, então sobre o restante das claras e mexa com delicadeza, até que tudo se misture e a massa fique fofa e aerada.
Despeje a massa na forma com o caramelo e as bananas e asse por cerca de 30 minutos; teste com um palito. Desenforme imediatamente após retirar o bolo do forno. Deixe descansar 5 minutos antes de servir.
Esse bolo não fica muito grande, mas vale a pena fazê-lo porque é bem diferente, graças a essa calda de açúcar mascavo.

Rendimento: 10 porções.

6 comentários:

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Esta muito apetitoso.Me deixa com agua na boca.bjtos.nile.

Silvia Arruda disse...

Eu adoro bolo de banana! hummmm

Cinara disse...

Oi, Leticia! Acabei de ver seu comentário no meu post, mas como não vou ter tempo de responder todos hoje, decidi te dar uma resposta aqui: é claro que você pode publicar sua versão do funnel cake! E quero pedir desculpas por não ter especificado que o funil deve ter o furo bem largo, pois a massa é grossa mesmo... Falha minha! Depois vou colocar essa observação no meu post.
Beijos!
(Vou colocar seu link lá no Cinara's Place, OK?)

Agdah disse...

E não é uma maravilha quando elas se vão assim tão bem?????

risonha disse...

eu por vezes também me vejo desesperada para me ver livre das bananas.
o teu bolo ficou lindo e com um aspecto.... nham nham!

Akemi disse...

Olha só que sintonia, também fiz um rocambole de bananas carameladas! Vi que vc usou mascavo no caramelo, achei ótimo, deve dar uma cor mais bonita, além do sabor sem igual! Bjs

Related Posts with Thumbnails